Dê um show para o seu mercado!
Compartilhe

Um dos mais interessantes estudos da antropologia é a linguística. E um dos pontos de estudo é analisar palavras que entram no léxico do cotidiano de uma sociedade, isto é, palavras que se tornam prevalentes, muito usadas e sua significância.

Nos anos 70 do século passado a palavra SUPER era muito prevalente. Tudo era “super”: super interessante; super legal; super liquidação; super oferta etc.

Já há algum tempo, mais precisamente a partir da entrada no Século 21, a palavra que entrou forte no uso das pessoas e empresas foi SHOW! Agora tudo é show: show de ofertas; show de liquidação; show de cidade; show de empresa; show de pessoa; “é show!” etc.

A explicação é que cansadas do Século 20, as pessoas estavam com a esperança de um século novo, diferente, de alegria, de paz. Vários autores falavam que o Século 21 seria o século do entretenimento, da tecnologia avançada, do inusitado.

Enfim, que o Século 21 seria um verdadeiro SHOW!

Se estes primeiros 20 anos comprovaram aquela expectativa ou não é outro assunto. A verdade é que a palavra SHOW ficou.

Para os menos avisados, um show pode significar apenas aparência, futilidade, indisciplina e até mesmo alguma coisa sem conteúdo sério.

A verdade, no entanto, é bem o contrário: show é conteúdo; show é disciplina; show é planejamento; show é atenção aos detalhes; show é comprometimento; show é treinamento e ensaio; show exige muita competência!

Para um artista se apresentar, mais de 200 profissionais são diretamente envolvidos: músicos, iluminadores, técnicos de som, maquiadores, figurinistas e mais o pessoal de limpeza, bilheteria, assessoria de imprensa, motoristas, pessoal da alimentação etc., etc. Tudo para um artista se apresentar por 90 ou 120 minutos!

Os ensaios chegam a durar 08 horas por dia com uma enorme preocupação nos detalhes em tudo. Na hora do show a tensão é enorme. Nada pode falhar!

E a verdade é que se quisermos vencer no mercado competitivo em que vivemos, temos que dar um SHOW para o nosso mercado. As perguntas são: estamos preparados? Temos uma equipe unida cuidando dos detalhes em tudo? Temos gente excelente conosco? Nossa “banda” é afinada? Ensaiamos até chegarmos à perfeição? Temos um local apropriado para dar o show?

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.