Padrão, sim. Burocracia desnecessária, não.
Compartilhe

Luiz Marins

Uma empresa deve ter diretrizes, normas e padrões claros para que possa, de forma organizada, cumprir bem o seu papel de produzir produtos e serviços de qualidade para o mercado.

Sem padrões claros e objetivos a empresa poderá se tornar uma babel, cada um fazendo as coisas de forma atabalhoada e sem qualidade consistente.

Esses padrões servem para dar segurança aos colaboradores, clientes e fornecedores que terão maior confiança em suas atividades e relacionamentos.

Os padrões servem também para garantir uma imagem de coerência e continuidade. As pessoas poderão mudar, mas o padrão garantirá a qualidade e a excelência nos produtos e serviços.

Assim, é essencial que uma empresa ou organização tenha padrões claros, conhecidos e respeitados por todos os colaboradores.

Conheço, no entanto, muitas empresas que confundem padronização com burocracia desnecessária.

O excesso de burocracia, ao contrário de uma padronização inteligente, impede a boa qualidade e boa prestação de serviços.

O excesso de normas e regulamentos desnecessários, irrita colaboradores, clientes e fornecedores e compromete o relacionamento saudável com o mercado.

Conheço empresas que criaram burocracia desnecessária a partir de um caso concreto que deveria ter sido tratado como exceção e não como regra. Por causa de um caso ocorrido, se criam controles e mais controles, papeis e mais papeis, relatórios e mais relatórios.

Administrar pela exceção é um perigo!

Conheci uma empresa que em 20 anos nunca teve um problema de desvio. Por causa de um funcionário que cometeu um delito, criaram-se dezenas de controles sem nenhum sentido prático para o dia a dia, o que tornou o relacionamento com clientes uma tarefa difícil, burocrática e geradora de irritações e conflitos com grandes danos à empresa.

Revisite as diretrizes, normas e padrões e veja se elas cumprem o papel de facilitar e não de complicar e impedir o desenvolvimento e o sucesso de sua empresa e nunca administre pela exceção.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Padrões existem para agilizar, facilitar, dar confiança e segurança às pessoas e para garantir a qualidade e a excelência;
  • A burocracia excessiva é um fator de irritação e conflitos entre pessoas e departamentos e só serve para impedir a inovação e a criatividade, fatores essenciais para o sucesso num mercado competitivo como o que temos hoje.

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.