Luiz Marins
Uma empresa deve ter diretrizes, normas e padrões claros para que possa, de forma organizada, cumprir bem o seu papel de produzir produtos e serviços de qualidade para o mercado.
Sem padrões claros e objetivos a empresa poderá se tornar uma babel, cada um fazendo as coisas de forma atabalhoada e sem qualidade consistente.
Esses padrões servem para dar segurança aos colaboradores, clientes e fornecedores que terão maior confiança em suas atividades e relacionamentos.
Os padrões servem também para garantir uma imagem de coerência e continuidade. As pessoas poderão mudar, mas o padrão garantirá a qualidade e a excelência nos produtos e serviços.
Assim, é essencial que uma empresa ou organização tenha padrões claros, conhecidos e respeitados por todos os colaboradores.
Conheço, no entanto, muitas empresas que confundem padronização com burocracia desnecessária.
O excesso de burocracia, ao contrário de uma padronização inteligente, impede a boa qualidade e boa prestação de serviços.
O excesso de normas e regulamentos desnecessários, irrita colaboradores, clientes e fornecedores e compromete o relacionamento saudável com o mercado.
Conheço empresas que criaram burocracia desnecessária a partir de um caso concreto que deveria ter sido tratado como exceção e não como regra. Por causa de um caso ocorrido, se criam controles e mais controles, papeis e mais papeis, relatórios e mais relatórios.
Administrar pela exceção é um perigo!
Conheci uma empresa que em 20 anos nunca teve um problema de desvio. Por causa de um funcionário que cometeu um delito, criaram-se dezenas de controles sem nenhum sentido prático para o dia a dia, o que tornou o relacionamento com clientes uma tarefa difícil, burocrática e geradora de irritações e conflitos com grandes danos à empresa.
Revisite as diretrizes, normas e padrões e veja se elas cumprem o papel de facilitar e não de complicar e impedir o desenvolvimento e o sucesso de sua empresa e nunca administre pela exceção.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
- Padrões existem para agilizar, facilitar, dar confiança e segurança às pessoas e para garantir a qualidade e a excelência;
- A burocracia excessiva é um fator de irritação e conflitos entre pessoas e departamentos e só serve para impedir a inovação e a criatividade, fatores essenciais para o sucesso num mercado competitivo como o que temos hoje.
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