Contando com a desburocratização
Compartilhe

Quando a pauta é a diminuição da burocracia o assunto é sempre bem recebido entre empresários e empregadores. Com o anúncio do Governo sobre a substituição do eSocial não foi diferente.

O sistema, que foi criado a princípio, justamente para simplificar o processo empregatício e apresentar de maneira descomplicada os dados fiscais, tributários e previdenciários se tornou burocrático, por exigir um excesso de detalhamento no envio das informações.
É importante prestar informações ao fisco, pois elas ajudam a balizar as políticas públicas. Entretanto, essas informações, que são obrigações acessórias ao recolhimento do tributo, não podem se tornar um fardo ao setor empresarial demandando tempo e custos excessivos.

Agora a previsão é que o eSocial seja substituído, em janeiro de 2020, por dois novos sistemas, bem mais simples nos quais o CPF será o número de identificação chave para todas as consultas.

O SETCESP apoia a ideia de simplificação, contudo, destaca que é preciso prosseguir com real motivo da mudança, que é o da desburocratização.

Esperamos que as ferramentas disponibilizadas nessa outra plataforma sejam de fácil manipulação, compatíveis com a troca de informações via upload/download e que sejam extintos documentos que forneçam a mesma informação. E principalmente, que a aplicação de multas ocorra apenas em caso de erros grosseiros ou que visem burlar o fisco.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.