Setor aéreo driblou a crise e continua crescendo em 2019
Compartilhe
14/02/2019 – 17:38 / CNT

A tônica da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2018, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), é o otimismo. Todavia, enquanto os outros modais aguardam importantes mudanças para expandir suas operações, o setor aéreo já decolou faz tempo.

A procura por voos das companhias brasileiras aumentou 15,7% de janeiro a outubro de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, revela o estudo. Essa pujança tem a desvantagem de que a estrutura opera sempre no limite da capacidade. Se crescer mais, pode colapsar. Por isso, para 75% dos executivos ouvidos pela sondagem, a quantidade de aeroportos é insuficiente.

Para o Grupo Latam Airlines, que se manifestou por meio de nota, “o Governo Federal precisa criar condições para o país desenvolver a perspectiva de um novo ciclo de crescimento e realizar as reformas tributária e política”.

Sobre a questão dos combustíveis, a Latam comentou: “Estas ações são fundamentais para atrair os investimentos prioritários que tragam ganhos de produtividade e competitividade ao Brasil. No caso da aviação, isto significa ter atenção aos temas sensíveis e oportunidades tributárias, como a composição do preço do querosene de aviação, que deve se alinhar às práticas mundiais do setor aéreo”.

Outro questionamento importante presente na sondagem é aquele que verifica a aceitação do capital estrangeiro nas aéreas brasileiras. Verificou-se que 75% consideram esse aporte um avanço para o setor. A Latam também se manifestou favoravelmente, mas fez a seguinte ressalva: “É fundamental que existam condições igualitárias de competitividade entre as empresas aéreas brasileiras e as internacionais, garantindo a reciprocidade. Hoje, o setor aéreo nacional enfrenta barreiras estruturais que elevam seus custos, como gargalos de infraestrutura e legislação trabalhista restritiva”.

Nesse cenário, certo é que o programa de concessões aeroportuárias do governo continuará – e é saudado pelo setor como uma garantia de que os investimentos em infraestrutura chegarão. O otimismo, nesse caso, se justifica plenamente.

 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.