Compartilhe
17 de Dezembro de 2015 – 02h10 horas / Estadão Conteúdo

O volume de serviços prestados recuou 5,8% em outubro de 2015 ante igual mês de 2014, já descontados os efeitos da inflação, informou nesta quinta-feira, 17, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do pior resultado desde o início da série, em janeiro de 2012. Em setembro ante igual mês de 2014, a redução havia sido menos intensa, de 4,8%.


Com isso, o volume de serviços prestados acumula queda de 3,1% no ano. Já em 12 meses, o recuo de 2,5% é o maior já verificado em toda a série histórica, iniciada em janeiro de 2013 neste tipo de comparação.


Desde agosto, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal recuou 0,4% em outubro deste ano ante igual mês de 2014, a primeira retração no índice bruto desde o início da série.


A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) ainda não conta com dados com ajuste sazonal (que permitem a análise do mês contra o mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.


Transportes


O volume de serviços de transportes recuou 6,7% em outubro ante igual mês de 2014, a maior contribuição negativa para o setor de serviços como um todo, que recuou 5,8% no período, informou o IBGE. O setor de transportes respondeu por -2,1 ponto porcentual na taxa geral.


O volume de serviços profissionais e administrativos, por sua vez, recuou 7,3% em outubro ante outubro do ano passado. Com isso, o setor teve contribuição negativa de 1,4 ponto porcentual.


Nos serviços de informação e comunicação, houve queda de 3,2% no volume em outubro ante igual mês do ano passado. Já os outros serviços tiveram recuo de 13,8% no volume na mesma base de comparação.


O volume de serviços prestados às famílias caiu 4,8% em outubro ante igual mês de 2014, informou há pouco o IBGE.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.