Caminhoneiros não podem cruzar a fronteira. Fila é de 800 caminhões
Compartilhe
04 de Janeiro de 2013 – 10h00 horas / Bem Paraná
Nenhum caminhão está liberado para cruzar a fronteira do Brasil com o Paraguai ou com a Argentina. Acontece que há quatro dias, o Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) está fora do ar. Esse sistema gerencia as importações e as exportações no país e por iss nenhum cmainhão é liberado sem ele.
No fim da manhã desta quinta-feira (3), pelo menos 800 caminhões estavam parados do pátio da estação aduaneira de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e mais 100 motoristas aguardavam no lado de fora.
O Siscomex funciona a partir da conexão com a internet e além deste problema, de acordo com a Receita Federal (RF), o sistema de telefonia fixa também está fora do ar. A confusão foi causada por causa da quebra de uma peça da operadora que presta o serviço de comunicação. Esta peça não existe em Foz do Iguaçu e foi preciso encomendá-la em Maringá, no norte do estado.A peça já chegou e, de acordo com a Receita Federal, técnicos trabalham para que a situação seja normalizada. A expectativa é de que isso ocorra ainda nesta quinta-feira.

voltar