Prima de secretário dos Transportes quadruplica contratos com Prefeitura
Compartilhe
21 de Julho de 2011 – 10h00 horas / O Estado de S.Paulo
Uma empresa que pertence à prima do secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, quase quadruplicou o valor de seus contratos com a Prefeitura de São Paulo entre 2006, ano em que Branco entrou no governo, e 2010. Apenas um dos contratos teve oito atualizações no período – o valor original de R$ 7,5 milhões pulou para R$ 48,9 milhões ao longo de seis anos, em valores corrigidos.
A Egypt está registrada em nome do casal Cíntia Branco Farhat, prima de primeiro grau do secretário, e Mário Tadeu Shkair Farhat, marido de Cíntia e irmão do ex-vereador Rogério Farhat (PTB). A empresa nega haver conflito de interesses. Mas todos os órgãos municipais que contrataram a Egypt desde 2006 estiveram em algum momento sob coordenação de Marcelo Branco. Em alguns casos, a Egypt foi contratada para realizar projetos cujo principal idealizador era o próprio secretário.
Sob sua gestão direta, Branco assinou dois termos aditivos com a empresa de sua prima no valor total de R$ 10 milhões pela São Paulo Transporte (SPTrans) e um contrato de R$ 3,6 milhões pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).
A empresa presta serviços à Prefeitura desde a década de 1990. Após Branco entrar na administração, os contratos começaram se multiplicar. Nomeado secretário de Infraestrutura Urbana e Obras em 2006, ele assumiu a Secretaria de Transportes e a presidência da SPTrans em 2010. No ano em que ele entrou na Prefeitura, apenas um contrato de R$ 6 milhões – ou R$ 7,5 milhões, em valores corrigidos – havia sido firmado entre a São Paulo Transporte (SPTrans) e a empresa, que deveria cuidar dos abrigos de ônibus pelo prazo de 12 meses. Já em 2010 foram R$ 27,9 milhões em contratos assinados com a Egypt e consórcios dos quais ela faz parte. No total, foram mais de R$ 60 milhões firmados desde 2006.
Prorrogação. O principal negócio para a empresa foi justamente o primeiro contrato, de 2006. Ao longo dos anos, o preço inicial ganhou oito atualizações e seu valor total já pulou de R$ 7,5 milhões para R$ 48,9 milhões, em valores de 2010. A duração também se multiplicou em igual proporção. Em abril deste ano, o contrato foi prorrogado pela quinta vez e ficará em vigor até abril de 2012. Esse é o limite para prorrogações previsto na lei.
Além da SPTrans, a empresa foi contratada pela Emurb e pela São Paulo Obras (SPObras), ambas vinculadas à pasta de Infraestrutura. Nesta última, a Egypt deveria trabalhar no futuro túnel para a Rodovia dos Imigrantes, projeto do qual Branco foi um dos principais idealizadores.
De 2006 até maio deste ano, o capital da Egypt registrado na Junta Comercial multiplicou 3,6 vezes – passou de R$ 600 mil para R$ 2,2 milhões. Débora Bergamasco, Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli – O Estado de S.Paulo

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.