“Prévia’ do PIB cai 0,28% em março e 0,68% no trimestre, informa BC
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) registrou queda de 0,28% em março, em relação ao mês anterior. O desempenho, medido pela série com ajuste sazonal, veio após retração de 0,98% em fevereiro (dado revisado de queda de 0,73% divulgada anteriormente).

A queda da atividade no terceiro mês de 2019 veio um pouco acima da projeção média dos economistas consultados pelo Valor Data, de recuo de 0,2%. As projeções iam de contração de 1% a expansão de 0,01%.

No primeiro trimestre de 2019, o indicador apontou retração de 0,68% perante os três meses antecedentes. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento, de 0,23%.

Na comparação com março de 2018, o IBC-Br apresentou queda de 2,52%. Nos 12 meses até março, o indicador registrou alta, de 1,05%.

O IBC-Br é considerado um indicador antecedente do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente pelo IBGE, mas os dois índices têm diferenças metodológicas e conceituais. Na terça-feira, o Banco Central (BC) afirmou que é alta a probabilidade de a economia brasileira fechar o primeiro trimestre com ligeira retração.

O IBC-Br, de frequência mensal, é calculado a partir de indicadores da produção dos três setores da economia – agricultura, indústria e serviços. O PIB mede a soma dos bens e serviços produzidos no país tanto pela ótica da produção quanto pela ótica do consumo das famílias, empresas e governo. Os dados utilizados são mais abrangentes e desagregados.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.