Workshop da COMJOVEM marca momento especial da Comissão
Compartilhe
16 de Outubro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
O 1º Workshop da COMJOVEM, realizado ontem em São Paulo, marcou o grande momento vivido pela Comissão. Reativada em 2004, na gestão do presidente Urubatan Helou, o grupo, que tem o objetivo de fomentar o conhecimento e a preparação de jovens empresários e executivos do setor, está em franca expansão e já conta com atuação nacional. “Sempre acompanho as realizações da COMJOVEM e sinto que esta geração está muito bem preparada, seja para organizar os trabalhos dentro do SETCESP e da NTC&Logística, seja para assumir posições nas empresas”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, que fez a abertura do evento. Além das palestras, o Workshop ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer mais de perto cada um dos associados mantenedores do SETCESP, que estavam expondo seus produtos e serviços em estandes.
Em seguida, o coordenador da COMJOVEM São Paulo, Roberto Mira Jr.,saudou todos os participantes presentes e apresentou o programa do evento, repleto de assuntos de grande relevância para todo o setor. “Sempre nos pautamos pelos assuntos trazidos pelos próprios integrantes em nossas reuniões. A COMJOVEM é uma Comissão com bastante liberdade para a escolha de assuntos para debate e sempre abrimos nossos eventos e palestras para todos os associados do SETCESP”, disse o coordenador.
Retenção de Talentos
A primeira palestra do dia foi ministrada pela Profª Claudiane Reis, instrutora de cursos no SETCESP, docente da Universidade Nove de Julho e diretoria da C&C Comunicação Visual. O assunto apresentado foi “A Retenção de Talentos e a Liderança Sustentável”. Segundo a palestrante, a retenção de talentos dentro das empresas “é uma arte” e envolve uma série de fatores, desde a satisfação do profissional com seu trabalho até a real liderança dentro das equipes. “Se uma empresa quer ter sucesso, precisa ter processos muito bem estruturados e pessoas comprometidas. Para reter talentos, é preciso que as pessoas tenham identificação com a empresa e com o que fazem em seu dia a dia”, disse Claudiane, que defende a Educação como o pilar da formação de talentos.
INTELIGÊNCIA EM LOGÍSTICA
O segundo tema do programa foi “Inteligência Logística”, em uma palestra apresentada pelo diretor da Tigerlog Consultoria, Marco Antonio Oliveira Neves. De acordo com o consultor, a inteligência logística é um dos principais atributos para atuar no mercado. Dela, depende todo o sucesso na elaboração e operacionalização dos projetos logísticos, que envolvem uma série de conceitos e processos, como a quarteirização. Marco Antonio fez um breve histórico da evolução da logística no Brasil e apresentou exemplos de grandes empresas internacionais, como a DHL, a FedEx e a UPS.
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
Ao final das duas primeiras palestras do Workshop, o SETCESP fez uma apresentação que promete fortalecer ainda mais sua atuação no oferecimento de programas educacionais para o setor. O presidente Francisco Pelucio, o diretor Alexandre Duarte e o assessor da Presidência Adauto Bentivegna Filho apresentaram o projeto da Universidade Corporativa do Transporte e Logística, a mais nova iniciativa do SETCESP no campo do desenvolvimento humano. “O nosso intuito é oferecer a nossos associados e a todo o mercado cursos de excelência para a formação de gestores e profissionais capazes de agregar valor e fazer a diferença nas empresas. É um projeto que ainda está em fase inicial e certamente vai permitir elevar o nome do SETCESP entre as entidades com maior atuação na capacitação de profissionais para o transporte de cargas e logística”, disse Alexandre Duarte.
NEUROCIÊNCIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL
Abrindo os painéis da tarde, o médico Mauro Rinaldi, do Instituto Amplo, reconhecido nacionalmente como grande palestrante e profissional de Medicina Comportamental que já trabalhou com diversos jogadores de futebol e grandes empresas, fez uma apresentação descontraída e informativa ao público do 1º Wokshop da COMJOVEM, sobre o tema “Neurociência e Medicina Comportamental”. Segundo Rinaldi, a busca pelo sucesso tem que acontecer de dentro para fora. “Já nascemos com todo o potencial dentro de nós e é preciso buscar isso em nosso interior”.
CONHECIMENTO ELETRÔNICO E SPED
O Conhecimento Eletrônico no Transporte e o SPED, temas de grande interesse do setor que tem sido trabalhado pela COMJOVEM e por outras Comissões do SETCESP, foi o assunto da palestra ministrada por Marcelo Samartino, da Ophos Tecnologia. Samartino fez uma apresentação bastante ilustrativa e informativa, explicando cada passo do processo eletrônico do CT-e e do Sped, suas implicações para as empresas, as obrigações dos contribuintes, os aspectos legais e técnicos e a mudança de postura da Receita Federal com a migração para os sistemas eletrônicos.
TECNOLOGIA APLICADA AO DIA A DIA
Para finalizar o 1º Workshop da COMJOVEM, Sérgio Grisa, da Totvs, associada mantenedora do SETCESP, apresentou uma palestra sobre a aplicação das tecnologias no dia a dia das empresas e das pessoas. Com grande número de informações e imagens, Grisa traçou um panorama da tecnologia e seu uso para melhorar a vida das pessoas e os processos produtivos, os serviços e tudo o que envolve a atuação humana. Ao final, Grisa ofereceu alguns presentes da Totvs para o público do evento.
“Creio que tivemos um evento muito produtivo e isso reflete o trabalho dos integrantes da COMJOVEM, que apóiam muito a coordenação da Comissão. Estamos muito satisfeitos em poder trazer ao SETCESP um evento como este, que promove o conhecimento e a formação profissional, sempre com o foco na preparação dos jovens empresários e executivos para o futuro do transporte de cargas e da logística”, finaliza Roberto Mira Júnior, coordenador da COMJOVEM São Paulo.

voltar