Antes que você estranhe o título deste texto, quero lembrar o que digo há anos: com muitos concorrentes, qua-lidade semelhante e preços similares aos nossos, hoje o cliente é o patrão do patrão.
Meu conselho, portanto, é que você aproveite o clima de final de ano, o tempo de Natal para visitar seus verda-deiros patrões, seus clientes.
Vivemos num mundo onde o con-tato pessoal, o agradecimento verbal, o aperto de mãos, o olhar de gratidão é cada vez mais raro. As pessoas perde-ram o hábito de se visitar para agrade-cer. Enviam uma mensagem eletrônica pasteurizada e justificam essa frieza pe-la sustentabilidade do planeta.
Faça diferente. Saia de sua empresa e vá, pessoalmente, agradecer seus clientes, princi-palmente aqueles que deram a você a preferência neste difícil ano que está terminando. Não precisa sequer levar um brinde de sua empresa. Sua presença, rápida, desinteressada, apenas para agradecer, terá sido o melhor presente e o que mais surpreenderá seu maior patrão, seu cliente.
Cuidado para não cair na armadilha mental de pensar que irá atrapalhar, ser inconveni-ente e que o melhor é mesmo não ir. Vá! Vença a preguiça, a timidez, a desculpa de falta de tempo e tire algumas manhãs ou algumas tardes para fazer essas visitas. Se for possível, leve mais alguém de sua empresa com você. Marque antes, chegue, dê um abraço de gratidão e saia sem pedir nada, sem vender nada. Apenas agradeça dizendo ao seu patrão o quanto ele é importante e especial para você e peça desculpas por alguma coisa que você ou alguém de sua empresa tenha feito neste ano e que o tenha decepcionado. Só isso!
Pense nisso. Faça isso. Sucesso!
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