Compartilhe
25 de Novembro de 2016 – 05h03 horas / Luiz Marins

Antes que você estranhe o título deste texto, quero lembrar o que digo há anos: com muitos concorrentes, qua-lidade semelhante e preços similares aos nossos, hoje o cliente é o patrão do patrão.

 

Meu conselho, portanto, é que você aproveite o clima de final de ano, o tempo de Natal para visitar seus verda-deiros patrões, seus clientes.

 

Vivemos num mundo onde o con-tato pessoal, o agradecimento verbal, o aperto de mãos, o olhar de gratidão é cada vez mais raro. As pessoas perde-ram o hábito de se visitar para agrade-cer. Enviam uma mensagem eletrônica pasteurizada e justificam essa frieza pe-la sustentabilidade do planeta.

 

Faça diferente. Saia de sua empresa e vá, pessoalmente, agradecer seus clientes, princi-palmente aqueles que deram a você a preferência neste difícil ano que está terminando. Não precisa sequer levar um brinde de sua empresa. Sua presença, rápida, desinteressada, apenas para agradecer, terá sido o melhor presente e o que mais surpreenderá seu maior patrão, seu cliente.

 

Cuidado para não cair na armadilha mental de pensar que irá atrapalhar, ser inconveni-ente e que o melhor é mesmo não ir. Vá! Vença a preguiça, a timidez, a desculpa de falta de tempo e tire algumas manhãs ou algumas tardes para fazer essas visitas. Se for possível, leve mais alguém de sua empresa com você. Marque antes, chegue, dê um abraço de gratidão e saia sem pedir nada, sem vender nada. Apenas agradeça dizendo ao seu patrão o quanto ele é importante e especial para você e peça desculpas por alguma coisa que você ou alguém de sua empresa tenha feito neste ano e que o tenha decepcionado. Só isso!

 

Pense nisso. Faça isso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.