Compartilhe
23 de Janeiro de 2015 – 05h06 horas / Luiz Marins

Um dos mais interessantes livros que li foi o de Simon Sinek – “Leaders eat last” (Líderes comem por último). Bacharel em Antropologia Cultural pela Brandeis University, EUA, o autor é fascinado pelos aspectos antropológicos da liderança. No livro ele aborda as raízes evolucionistas da liderança e faz uma interessante relação com o mundo empresarial.
 

O título do livro foi inspirado numa conversa que o autor teve com um general do corpo de fuzileiros navais da marinha norte-americana, que lhe disse: “aqui os oficiais comem por último”.
 

Na verdade, os fuzileiros jovens comem sempre em primeiro lugar, enquanto os oficiais seniores aguardam a sua vez no final da fila para a refeição. Ou, como sublinha o autor, “os grandes líderes sacrificam o seu próprio bem-estar pelo bem-estar daqueles que estão ao seu cuidado”.
 

Em síntese o que ele afirma, com base na análise de dezenas de empresas e organizações de sucesso, é que o verdadeiro líder é alguém que coloca os interesses dos outros (seus liderados) à frente dos seus próprios interesses. Ele faz as pessoas se sentirem seguras e afirma que “quando nos sentimos seguros no meio dos nossos semelhantes, existe uma predisposição muito maior para redirecionar a nossa energia no sentido de nos protegermos a nós próprios e nossos interesses coletivos”. A realidade, afirma o autor, é que aquele tipo de liderança autocrática, impositiva, individualista, isolada que formava a imagem dos grandes líderes no passado, simplesmente não funciona mais.
 

O verdadeiro líder de hoje é aquele que participa, acompanha, ajuda, se faz presente, protege e dá segurança ao grupo. Ele não fica no seu gabinete dando ordens. Ele vai onde as pessoas estão e entende as dificuldades concretas do trabalho e das tarefas. Ele, de fato, e não apenas em palavras, é disposto a correr riscos para proteger seus liderados nas situações mais difíceis.  Com isso ele forma uma equipe segura, confiante e disposta também a dar tudo de si para o sucesso da empresa ou de uma missão.  As  pessoas hoje querem trabalhar em rede, em grupos, trocando ideias e experiências. Elas querem se sentir seguras e para isso precisam de líderes que as protejam, da mesma forma como no mundo primitivo o líder oferecia segurança à tribo, hoje, as pessoas querem um  líder em quem possam confiar totalmente.
 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.