Compartilhe
02 de Fevereiro de 2017 – 04h17 horas / Diário do Grande ABC

O ano de 2017 mal começou e as vendas de veículos zero-quilômetro já registraram queda. Foram comercializadas no mês passado 147,2 mil unidades, redução de 5,18% na comparação com janeiro do ano passado, quando haviam sido licenciados 155,2 mil exemplares.


Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (01) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).


Em relação a dezembro, as vendas retraíram 27,96%. No último mês do ano, foram comercializadas 204,3 mil unidades. Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, tradicionalmente janeiro é mês mais fraco nas vendas de veículos em razão da antecipação de compras em dezembro e dos compromissos da população no início do ano. “As promoções do fim do ano e o 13º salário, geralmente, atraem o público a adquirir um veículo. Já o início de ano é marcado por muitos compromissos financeiros para as famílias, como IPVA, matrícula e material escolar, entre outros. Com isso, o consumidor se retrai para fazer novos investimentos no primeiro mês do ano. ”


Quanto à diminuição dos emplacamentos frente a janeiro do ano passado, Assumpção Júnior limitou-se a dizer que houve aumento nas vendas de comerciais leves (pickups, vans e furgões), “o que demonstra uma sinalização de retomada na economia”. A alta foi de 20,4% ante igual mês de 2016, com 22,1 mil unidades vendidas. Já os automóveis registraram redução de 4,07%, com o licenciamento de 143,5 mil carros.


Os pesados amargaram a maior retração, de 34,88%, ao comercializar 3.647 unidades em janeiro.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.