Vendas a prazo recuam 8,6% no trimestre
Compartilhe
22 de Abril de 2015 – 05h20 horas / Automotive Business

As vendas parceladas de veículos no primeiro trimestre somaram 1,39 milhão de unidades, resultando em queda de 8,6% ante os mesmos três meses do ano passado. O número inclui veículos leves, pesados e motocicletas novos e usados vendidos por Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio, leasing e outras formas de pagamento.

Os pesados zero-quilômetro tiveram apenas 16,1 mil unidades vendidas a prazo no período e registraram a maior queda, de 50,3%. Os caminhões e ônibus usados registraram 31,7 mil unidades e retração de 7,8%.

Os veículos leves zero-quilômetro também tiveram queda relevante. Com 387,1 mil unidades parceladas de janeiro a março, o recuo foi de 16,8%. O parcelamento dos carros usados somou 716 mil unidades, levando a uma pequena queda de 1,1%.

A menor queda entre os veículos novos ocorreu para as motos. Com 220,5 mil unidades vendidas a prazo, o recuo foi de 9,6%. O único movimento positivo no trimestre (de 0,7%) ocorreu para as motocicletas usadas, que anotaram 27 mil unidades negociadas a prazo.

Os números foram divulgados pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base de dados que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no Brasil.


voltar