As vendas de veículos novos no Brasil caíram 14% em julho sobre um ano antes, para o menor nível desde 2009 e pressionadas pelo segmento de carros, segundo dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O setor apurou licenciamentos de 294.787 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus em julho, saldo 11,8% maior que o registrado em junho, mês com período menor de vendas e marcado por um número maior de feriados municipais causados pela Copa do Mundo.
"Apesar dos últimos meses terem apresentado queda nas vendas, o mês de julho foi positivo para todos os segmentos, inclusive para os setores de automóveis e comerciais leves, pois tivemos 22 dias úteis contra 18 dias no mês anterior", afirmou presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti, se referindo às comparações mensais de vendas.
Com isso, no acumulado de janeiro a julho, os emplacamentos de veículos no Brasil têm queda de 8,6%, a cerca de 1,958 milhão de unidades, segundo a Fenabrave.
O governo federal decidiu no final de junho adiar para o final do ano o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre a venda de veículos, como forma de tentar evitar uma queda maior dos licenciamentos e recuo maior da produção.
A associação de montadoras Anfavea, informou no mês passado que a produção de veículos do Brasil no primeiro semestre caiu 17% sobre o mesmo período de 2013, afetada também por recuo nas exportações.
Segundo a Fenabrave, o segmento de automóveis novos sofreu queda anual de 16,8% em julho, comerciais leves – segmento que inclui vans de entrega, utilitários esportivos e picapes – recuaram 2,7%. Já as vendas de caminhões despencaram 18% sobre julho de 2013 enquanto o segmento de ônibus viu tombo de 21%.
A Fiat encerrou julho com vendas de 58.783 automóveis e comerciais leves, uma participação no segmento de 21,01%. A montadora italiana foi seguida pela americana General Motors, com licenciamentos de 50.197 unidades e fatia de 17,94%.
A Volkswagen aparece na sequência, com vendas de 48.829 carros e comerciais leves e ficou com participação 17,45%. A empresa alemã foi seguida por Ford, com emplacamentos de 25.437 carros e comerciais leves e fatia de 9,09%.
A sul-coreana Hyundai aparece na quinta posição entre as maiores marcas de veículos do País em julho, com vendas de 21.476 carros e comerciais leves e participação no segmento de 7,68%. A empresa foi seguida pela francesa Renault, que em julho vendeu 17.982 unidades, correspondentes a 6,43% do mercado.
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