Venda de pneus recua no primeiro bimestre
Compartilhe
Data – hora / Fonte

venda de pneus no primeiro bimestre somou 9,2 milhões de unidades, registrando discreta queda de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora as entregas às montadoras tenham avançado 5,9% no período, para 2,5 milhões de unidades, o mercado de reposição (que é bem maior) encolheu 2,1%, para 6,8 milhões. Os números foram divulgados pela Anip, entidade que reúne fabricantes do setor.

A análise dos dados de reposição leva acreditar que os proprietários de carros de passeio estejam preferindo os pneus importados ou reformados na hora da troca. Neste primeiro bimestre, a venda de pneus de passeio no aftermarket caiu 10,4% na comparação com o mesmo período do ano, para 3,5 milhões de unidades. Já o fornecimento desse mesmo tipo de pneu às montadoras cresceu 4,6% na comparação interanual. O maior volume de importações que exportações (leia adiante) confirma essa possibilidade. 

A venda de pneus para carga (caminhões e ônibus) cresceu 12,3% no bimestre, para 1,2 milhão de unidades. O fornecimento às montadoras aumentou 39,1%, registrando 282,9 mil unidades. As vendas ao mercado interno favoreceram esse crescimento. A reposição subiu também, 6%, com 923 mil pneus. 

No fornecimento total para comerciais leves houve alta de 6,5% com a venda de 1,2 milhão de pneus. A maior parte (730,6 mil unidades) era para o segmento de reposição, que cresceu 14,8% na comparação com o primeiro bimestre de 2018. Já as montadoras compraram 4,2% a menos, 471,7 mil pneus. Para o segmento de motocicletas a Anip só vem divulgando as vendas ao mercado de reposição: 1,55 milhão de unidades no bimestre e alta de 4,9%.

Balança comercial traz superávit
Nestes dois meses o Brasil importou 4 milhões de pneus, 1,5 milhão a mais do que enviou ao exterior. Contudo, os embarques tinham maior valor agregado e resultaram num superávit de US$ 29,9 milhões.


voltar