Compartilhe
18 de Março de 2014 – 11h57 horas / Valor Econômico

Apesar do recuo na produção de carros, as vendas da indústria brasileira de pneumáticos avançaram 7,5% no primeiro bimestre, graças ao aumento no consumo de pneus de caminhões e caminhonetes – na esteira da safra agrícola recorde -, junto com o desempenho também positivo no mercado de reposição.

No total, 12,45 milhões de pneus foram vendidos nos dois primeiros meses deste ano. Desse total, 1,5 milhão são pneus para veículos de carga, segmento no qual a evolução das vendas foi de 19,1%. O fornecimento de pneus a montadoras de carros de passeio – onde a produção está em baixa neste ano – caiu 15,6% no bimestre, mas esse resultado foi compensado pela alta de 19,8% das vendas no mercado de reposição.

Assim, no acumulado dos dois meses, as vendas de pneus para automóveis de passeio cresceram 3,4%, passando de 6 milhões de unidades. Os números foram divulgados pela Anip, entidade dos fabricantes nacionais de pneus, que reportou ainda avanço de 9,4% da produção do setor, para 11,7 milhões de pneus nos dois meses. O resultado também foi influenciado pelo início das operações da fábrica da Sumitomo no Paraná, além da alta de 2,8% das exportações, que chegaram perto de 2,3 milhões de unidades até fevereiro.


voltar