Veja quem são os vencedores da 9ª edição do Prêmio de Sustentabilidade
Compartilhe

Premiação ocorreu em São Paulo e reconheceu as melhores iniciativas em ESG e de segurança viária e do trabalho realizadas por transportadoras

As empresas de transporte rodoviário de cargas, que investem em soluções sustentáveis receberam o reconhecimento pelas suas ações no 9º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP. A premiação aconteceu ontem (26), na sede do Palácio dos Transportes, em São Paulo, e contou com uma bela apresentação de bailarinos PCDs que emocionou o público e contagiou o ambiente com um clima de superação.

Durante o evento, foram premiados os melhores projetos nas categorias: Responsabilidade da Segurança Viária ou do Trabalho, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, e Governança.

“Nesta edição tivemos um recorde de empresas e cases inscritos. Apesar de atuarmos em um ambiente hostil, cheio de restrições, nós demonstramos aqui que somos um setor forte, pujante e comprometido com toda a sociedade”, disse Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP.

Neste ano, foram 38 empresas participantes com 69 projetos inscritos. Cada uma delas recebeu uma homenagem, seja por se dispor a reduzir impactos ambientais, prezar por uma gestão corporativa ética ou ter como premissa a igualdade social, e também redobrar o cuidado e a atenção na segurança viária e do trabalho.

“Somos pioneiros em trabalhar o tema ESG dentro do setor”, lembrou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, acrescentando que a entidade trata o tema com seriedade e credibilidade. “Esta não é uma pauta de marketing, mas algo que fazemos para garantir um futuro com recursos para as outras gerações”, destacou.

Após a primeira e segunda etapa de avaliação, oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria. E na última fase, uma banca de cinco jurados especialistas elegeu os vencedores, classificando-os sob os critérios de: estudos e mapeamentos; planejamento, inovação do projeto,perenidade e destinação de recursos; investimentos, metodologias e indicadores.

Finalistas 2023

Foram finalistas em Responsabilidade Ambiental as empresas JNR Transportes e a Trans Kothe. Na categoria de Governança a Pizzattolog e a Log10 Express. Concorreram em Responsabilidade Social a Sada Transportes e a Transportes Cavalinho. Já na esfera de Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho estavam classificadas a Braspress Transportes Urgentes e Rodonaves Transportes e Encomendas.

Os vencedores

Levaram o troféu este ano de 2023: a Pizzattolog, a Trans Kothe, a Transportes Cavalinho e a Braspress Transportes Urgentes.

Para Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de sustentabilidade do SETCESP, cada projeto trouxe uma emoção genuína. “É gratificante ver esse setor caminhando no sentido das práticas ESG. Isso, não é moda, e sim gestão. Todos os 69 projetos apresentados são grandes vencedores”.

O 9º Prêmio de Sustentabilidade SETCESP conta com o patrocínio da CAEPTOX, Mercedes-Benz, Consórcio Maggi, De Nigris, FETCESP – Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo, Despoluir, IBTS – Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, Sicredi, SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais, Volvo Auto-Sueco, Volkswagen Caminhões e Ônibus e o apoio da Autotrac, Childhood Brasil, NTC&Logística, PLVB – Programa Logística Verde Brasil e Raízen .

Leia também:

 

Pizzattolog recebe prêmio por deixar sua marca na Governança Corporativa

Braspress recebe prêmio por Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho

Trans Kothe é premiada por reduzir emissão de carbono em rotas de longa distância

Transportes Cavalinho vence o 9º Prêmio de Sustentabilidade com projeto ‘Mini Truck’


voltar