Valor justo
Compartilhe

Na semana passada, promovemos a 8ª Conferência de Tarifas de Frete, evento que tem por objetivo apresentar os temas discutidos pelas lideranças nacionais no Conet (Conferência Nacional dos Estudos em Transporte, Tarifas e Mercado), da NTC&Logística, e expor os dados sobre os custos e a cobrança do frete.

Recorrentemente, trazemos tal tema para discussão, porque é importante que o transportador saiba precificar o seu serviço, e que tenha certeza do seu lucro, e o quanto cada insumo pesa em sua receita.

Saber analisar esses aspectos é fundamental para avaliar se determinado frete compensa. O frete não está restrito a um único componente tarifário. Os custos possuem muitas variações, em função de diferentes fatores como o tipo de carga, volume, percurso até o destino, prazos de entrega, entre outros.

Por essa razão, durante o evento, o transportador é convidado a se atentar às características do seu serviço e considerar cada componente tarifário.

Só levando em conta essas condições, é possível realizar uma cobrança adequada que possa cobrir os custos dos serviços de transporte e garantir lucro. Se o transportador não valorizar o serviço quem irá valorizar?!

Diante tal questão, enxergamos como missão alertar os empresários do setor para a necessidade de atualizar periodicamente os valores tarifários, a fim de diminuir um problema que enfrentamos atualmente, que é a defasagem do preço de cobrança de frete.

O SETCESP defende uma composição de frete legítima, que traga lucro para as empresas e que permita uma concorrência saudável para o mercado. Temos trabalhado para que possamos construir no setor uma tarifa justa e rentável para as transportadoras, pois é com lucro, que as empresas conseguem investir na qualidade dos seus serviços, em tecnologia, e também em seus profissionais.


voltar