Uma opção para economizar frente à crise
Compartilhe

Clube de Compras do SETCESP tem mais de 700 itens para serem adquiridos pelas transportadoras a preço de atacado

Nos últimos meses, a inflação tem aumentado, pesando no caixa das transportadoras na hora de adquirir insumos necessários ao dia a dia da operação.  Uma alternativa para economizar na compra destes itens é contar com o Clube de Compras do SETCESP.

O serviço, que existe desde 2017, reúne várias transportadoras que juntas fazem aquisições em grande volume, e com isso, conseguem maiores descontos e melhores condições de pagamento. A fórmula é simples, comprar mais para pagar menos.

Desde o início do ano, a economia real das empresas participantes foi de 20%, em média, por isso, o serviço oferecido pelo SETCESP se torna um diferencial competitivo importante, conta a economista do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Raquel Serini.

“Na minha avaliação, a principal razão para participar do Clube de Compras é o sistema colaborativo em que a economia como um todo está inserida hoje, aliás, em tempos de crise é o que salva muitas empresas. Em grupo, elas podem ter mais vantagens do que individualmente”, esclarece ela.

O coordenador de suprimentos do SETCESP, Samuel Tiburcio, que conduz as negociações do Clube, explica que nele é estabelecido um calendário com as rodadas de compras no qual as empresas podem registar seu interesse.

“São mais de 700 itens de escritórios ofertados que vão de papel sulfite, que é um dos itens mais procurados, até cartuchos para impressora. Também há oferta de serviços de lavagem e lubrificação de caminhões, e outros itens, bastante requisitados como pneus e óleos lubrificantes”, diz.

Ele conta ainda, que o serviço funciona como um sistema de compra coletiva, que traz um ganho também em praticidade, pois fica por conta da entidade a análise sobre os melhores fornecedores do mercado, sejam fabricantes, distribuidores ou importadores. Isso otimiza uma etapa do trabalho para o setor de compras das transportadoras.

Gabriela Tonon, que trabalha no departamento financeiro da Brasil Express, reforça que aderir ao Clube traz benefícios. “Participamos sempre das rodadas de compra de papel sulfite, o preço vale a pena e é bastante compensador”.

Já a responsável pelas compras de insumos na Anacirema Transportes, Renata Oliveira, comenta sobre a agilidade na entrega. “Muitos sistemas de compra coletiva têm preço baixo, mas demoram muito para chegar. No Clube de Compras recebemos a mercadoria no prazo combinado. É a melhor opção que temos para a compra de pneus”.

Para participar do Clube de Compras, basta que a empresa associada entre no site do SETCESP, clique na página do serviço, preencha o formulário com a ficha de aquisição e envie a descrição dos itens solicitados. “Antes da formalização do pedido a entidade informa aos solicitantes as condições negociadas, e recebe a confirmação do interesse na compra. Na sequência, em nome de seus associados, oficializa o pedido de aquisição”, avisa Tiburcio.

Quanto ao pagamento, o fornecedor emite a cobrança diretamente ao associado, que por sua vez, deverá efetuar o pagamento, da mesma forma, sem intermediários, conforme as condições aceitas.

Em agosto, quase 80 empresas participaram da rodada de negociação fazendo com que a cifra de compras superasse o valor de 200 mil reais.  O processo de compra é protegido pelo SETCESP, com a confidencialidade de informações dos associados e fornecedores envolvidos.

E MAIS. Também em atendimento às solicitações da especialidade da Diretoria de Mudanças, produtos para embalagens já estão sendo pesquisados para serem incluídos futuramente nas rodadas de negociação, como caixas de papelão, plástico bolha e filme stretch. Combustíveis como óleo diesel já estiveram no catálogo antes, mas por conta da oscilação do preço, por enquanto, não estão sendo disponibilizados.

Além das empresas associadas ao SETCESP, podem utilizar este serviço as transportadoras associadas ao SETCEPAR, do Paraná, e ao SETCERGS, do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e saiba mais informações.


voltar