Uma nova abordagem para os recursos humanos
Compartilhe

SETCESP participa de uma das edições do Conexão RH

O Conexão RH é uma iniciativa do SEST SENAT, que aproxima o departamento de Recursos Humanos das empresas para fortalecer a gestão de pessoas no setor de transporte. O evento acontece por meio de workshops online e promove a exposição e a análise de temas relevantes para o mundo corporativo.

Em mais uma edição, dessa vez, realizada no dia 11 de novembro, e que teve por tema o ‘Empoderamento feminino, da gestão à operação’ foram apresentadas as boas práticas na seleção de mulheres em empresas de transporte e sua atuação em setores operacionais. Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, foi uma das convidadas a expor o assunto.

Jarrouge mostrou que o índice de paridade de gênero, que avalia 156 países, aponta que o Brasil ocupa a 92ª posição, e que apesar de ter mais mulheres com nível de escolaridade em Curso Superior, elas recebem em média cerca de R$1,20 a menos por hora trabalhada do que os homens.

Trazendo dados especificamente do transporte rodoviário de cargas, a presidente executiva comentou a pesquisa realizada pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), que indica que 35% das mulheres que trabalham no TRC acreditam que a sua remuneração não é igual a de um profissional homem. E, por isso, também apresentou o Vez & Voz, movimento criado pelo SETCESP que fomenta a participação de mulheres no TRC e de equidade de gênero no setor.

Nesse contexto durante o evento, os gestores de Recursos Humanos das empresas  JSL, DHL e Itapemirim trouxeram experiências de programas que viabilizaram a contratação de mulheres em cargos operacionais. Eles compartilharam boas práticas, experiências, ferramentas de RH e insights importantes.

“O setor está de portas abertas para todas as mulheres, queremos não só promover a inserção delas no mercado profissional como também a equidade de trabalho. Conectados aqui, vimos cases de sucesso e conseguimos partilhar boas experiências”, afirmou Talita Minervino Zorzar, gestora da Unidade SEST SENAT de Santo André/SP.

Lançado este ano, o Conexão RH já realizou 30 encontros virtuais, que contaram com a participação de mais de 1.500 pessoas, entre profissionais de recursos humanos e empresários do setor de transporte. Essa edição contou com a participação das unidades SEST SENAT de Vila Jaguara, Parque Novo Mundo, Guarulhos, Santo André, Fernão Dias e Atibaia.

Conteúdo produzido com informações do SEST SENAT.

 


voltar