Uma blockchain para o TRC
Compartilhe

Durante o evento Worksop COMJOVEM, que ocorreu no último dia  29 de outubro, na sede do SETCESP, foi lançada uma plataforma desenvolvida a partir da tecnologia blockchain para ser usada no transporte rodoviário de cargas.

A nova ferramenta, que ganhou o nome de Classificação Gameficada de Motoristas viabiliza soluções inteligentes para a avaliação de condutores de veículos de cargas, algo que reflete na otimização do processo de contratação de motoristas autônomos e agregados.

Por meio dela, as transportadoras podem cadastrar, classificar e também procurar referencias de profissionais realizando a busca, apenas com o uso do CPF.

Todo o processo é feito com uma enorme segurança que só foi possível  garantir com a utilização da tecnologia blockchain (cadeia em blocos, em tradução literal), que é um sistema que faz com que o registro de transações ou dados não sejam feitos um a um, mas sim em blocos.  Onde cada bloco é interligado ao bloco seguinte e ao anterior.

Isso garante que não seja possível alterar as informações que foram registradas em um bloco passado, e previne fraudes nas informações. Além disso é uma estratégia descentralizada na qual é possível a inserção e o compartilhamento informações simultanemanete.

A busca pelas inovações tecnológicas e disriptivas tem sido uma das grandes bandeiras do SETCESP, que já é reconhecida como uma entidade 4.0.

As empresas de transporte rodoviário de cargas e fornecedores do setor que quiserem conhecer mais sobre a plataforma e saber como utilizá-la, podem entrar em contato com o SETCESP por meio do e-mail torredecontrole@setcesp.org.br .


voltar