Um projeto para cada liderado
Compartilhe

Para que você tenha uma liderança eficaz, com resultados, você deverá conhecer, profundamente, cada um de seus liderados. Saber os pontos fortes e frágeis de cada liderado e suas necessidades individuais de formação e desenvolvimento é condição básica para o sucesso de uma liderança.

Isso vale para qualquer nível de liderança. Seja um presidente, diretor, gerente, chefe, encarregado, supervisor ou o título que lhe queiram dar.

Vale, igualmente, para pais, mães, professores ou qualquer pessoa que tenha outras sob sua responsabilidade.

O que quero dizer é que se você quer ser um líder pra valer, eficaz, deve elaborar um projeto, simples, para cada um de seus liderados. Esse projeto deve ter os seguintes itens:

  1. Diagnóstico: Aqui você vai escrever quais os pontos fortes e frágeis de seu liderado. Qual a experiência que possui etc.;
  2. Objetivo e Meta: Aqui você escreverá o que quer desse seu Quantifique os objetivos transformando-os em metas claras;
  3. Estratégia / Metodologia: Aqui você escreverá o que você fará e como ajudará seu liderado a atingir os objetivos que colocou para ele;
  4. Cronograma, Recursos e Observações: Para ser um projeto simples coloque tudo isso num só item. Aqui você escreverá em quanto tempo pretende atingir seus objetivos com esse seu liderado, quais recursos necessitará e outras observações que julgar importantes.

Imagine que você terá sempre em sua mente esse projeto em andamento com cada liderado. Assim, você saberá exatamente o que quer de cada um deles e como os ajudará em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Sem um projeto individual definido, sua liderança será errática e sem o necessário foco. Sem um projeto claro, sua liderança será sempre fraca e sujeita às condições do momento.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Antes mesmo de desafiar seu time, o líder deve se desafiar para que seu time atinja resultados;
  • Ele deve pensar em todos os meios que possa lançar mão para ajudar seu time a crescer e a vencer;
  • Para isso ele tem que conhecer cada um de seus liderados para saber em qual posição ele se sentirá melhor e, portanto, poderá dar todo o seu potencial;
  • Por isso tudo o líder tem que ter um projeto para cada um de seus liderados para que sua liderança gere os resultados que todos esperam.

voltar