Compartilhe
20 de Setembro de 2016 – 05h58 horas / Correio do Estado

O volume de cargas da hidrovia do Rio Paraguai não para de cair nos últimos dois anos, chegando quase a metade (redução de 45,3%) do que foi transportado em janeiro a julho de 2014, segundo a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). Nos sete primeiros meses deste ano, comparado com o mesmo período de 2015, a queda foi de 27,9%. Este ano os navios transportaram 2,247 milhões toneladas pela hidrovia, no ano passado 3,117 milhões de toneladas, e em 2014 foram 4,106 milhões toneladas.


Neste período o perfil da carga não mudou, sendo que minério de ferro representa quase 100% de tudo que passa pela hidrovia. Em 2014, de janeiro a julho, o minério representa 100% dos produtos; em 2015 teve uma pequena redução, ficando em 99,4%, sendo 0,5% ferro fundido e 0,1% combustíveis. Este ano o volume de combustíveis cresceu, ficando em 0,4%, o ferro fundido em 0,5% e o minério 99,1%.


Como a hidrovia é basicamente usada para escoar a produção de minério retirado em Corumbá, ela fica muito vulnerável as oscilações do mercado. Nos dois últimos anos com o desaquecimento da economia chinesa, o volume de minério retirado foi reduzido e consequentemente a quantidade de minério transportada também.


De acordo com a Antaq, pelo Rio Paraguai passaram 2,247 milhões de toneladas de produtos nos sete primeiros meses deste ano, redução de 27,9% em relação ao mesmo período de 2015, quando foram transportados 3,117 milhões de toneladas; que representou redução de 24,9% em relação ao mesmo período de 2014. Naquele ano foram 4,106 milhões de toneladas. Este ano em comparação direta com 2014 representa uma diminuição de 45,3%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.