Transporte luta por desoneração da folha e de tributos
Compartilhe
20 de Julho de 2012 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A medida do governo para o aquecimento da economia que contemplou a desoneração da folha de pagamento para diversos segmentos da economia, batizada de Plano Brasil Maior, deu ao setor produtivo incentivos da ordem de R$ 20 bilhões.
O SETCESP e as demais entidades que representam o transporte de cargas em São Paulo e no Brasil, como a NTC&Logística, elaboraram uma emenda à Medida Provisória para incluir o setor nos benefícios de desoneração da folha de pagamento. O setor de transportes é um dos campeões nacionais de carga tributária, arcando com até 55% de tributos sobre o faturamento das empresas, fator que faz com que as transportadoras percam a capacidade de investimento e de geração de empregos, desestimulando uma das atividades econômicas mais importantes para o contexto do setor produtivo.
Apesar dos esforços dos representantes do transporte, manobras políticas derrubaram a proposta e o setor ficou de fora das medidas. “O SETCESP e as entidades do transporte trabalham forte para amenizar o impacto da carga tributária e já conseguimos diversas vitórias, como a prorrogação do prazo para o recolhimento do ICMS para as empresas no Estado de São Paulo. Nossos associados podem ter a certeza de que estamos empenhados em novas conquistas que contemplem as transportadoras e amenizem o peso do Custo Brasil”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.

voltar