Transportadores são surpreendidos por reajuste nos pedágios paulistas, diz entidade do setor
Compartilhe

A partir do dia 16 de dezembro de 2022, os pedágios das rodovias paulistas sofrerão um aumento que varia de 10,72% a 11,73%. Inicialmente, o reajuste estava previsto para junho deste ano, mas foi congelado até o final de 2022 pelo atual governador do Estado, Rodrigo Garcia. Com isso, após o novo anúncio, transportadoras começaram a questionar o acréscimo e como isso pode impactar nas atividades do segmento.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) diz que o setor não esperava por este reajuste no momento. “As transportadoras não fizeram previsão deste custo extra, sobretudo, em um período de grandes movimentações no mercado com as festas de fim de ano. O pedágio não está incluso na composição do cálculo do frete, é uma tarifa em forma de repasse, mas para o segmento traz grandes impactos”.

O presidente finaliza: “Uma possível postergação de reajuste só viria com a entrada do novo governo, mas devemos ressaltar que precisamos de um realinhamento desse custo para que tenhamos uma tarifa mais justa para as nossas operações”.


voltar