Transportadoras agem para ganhar mercado quando a economia reagir
Compartilhe

Empresas investem em soluções de nicho, como mudanças ou marketplaces para garantir novos negócios em um futuro próximo; entre as tradicionais, estratégia é aumentar a carteira de clientes

De olho na retomada econômica que surge no horizonte, empresários do ramo logístico começam a ajustar operações para tentar sair à frente quanto os negócios voltarem a esquentar. Com investimentos milionários e novas praças de atendimento, o plano é ganhar o mercado perdido pelas grandes durante a recessão.

A franca expansão do e-commerce, com destaque para os marketplaces, o avanço forte do agronegócio e o interesse de varejistas e industriais de chegarem nos locais mais afastados do País formam um cenário positivo para o ramo logístico, mas é preciso mais do que apenas esperar a demanda bater à porta. “Temos um mercado extremamente competitivo dentro da logística, mas ganha quem oferecer preços e capilaridade”, resume o professor de logística e doutor pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ricardo Castanho Gomes.

Depois de elevar o faturamento em 33% entre janeiro e julho, a paranaense Cargolift já se prepara para a retomada econômica. Segundo o CEO da empresa, Markenson Marques, o volume de crescimento deve aumentar ainda mais até dezembro. “Estamos bastante otimistas, calculando 40% de aumento no faturamento deste ano”, conta.

Para dar conta desse aumento de demanda o executivo, que em janeiro deste ano abriu uma filial em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, prevê novos investimentos. “Por esta razão investimos R$ 25 milhões em renovação de frota no início deste ano e pretendemos investir mais, vislumbrando, obviamente, crescimento”, destaca.

Na avaliação de Marques a empresa trabalha na prospecção de novos contratos, aumento de volumes nos clientes corporativos, foco nos fretes em rotas de melhor produtividade e serviços personalizados em soluções logísticas.

Como exemplo o diretor comercial da transportadora, Ramon Fressato Henche citou novos negócios. “Finalizamos as negociações com a japonesa Denso, para a qual a Cargolift fará o transporte de contêineres a partir deste semestre. Isso representará pelo menos mais 5% de crescimento no faturamento de 2019, e é com este aumento que bateremos os 40% do ano”, anuncia.

A Cargolift possui 13 unidades em operação no Brasil, com abrangência de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Em outubro entrará em funcionamento a nova unidade em Osasco, São Paulo, especializada em produtos químicos.

Outras vertentes

Com o foco em mudanças residenciais, comerciais, eventos e armazenagem, a Millenium Transportes e Logística também vê aumento na demanda já no curto prazo. Com faturamento anual na casa dos R$ 30 milhões, a previsão é crescer de 20 a 30% até o final do próximo ano, a partir da expansão dos negócios e os investimentos em tecnologia.

Com 35 caminhões na frota, o sócio fundador e CEO da Millenium, Laercio E. Silva, conta que a empresa tem refinado todo processo de transporte e armazenagem para otimizar a operação e dar mais eficiência.

Atendendo o mercado de carga fracionada, principalmente de marketplaces, a transportadora mineira TCL Logística quer aproveitar o crescimento dos pequenos vendedores online para crescer. “Vamos realizar um investimento de R$ 15 milhões nos próximos dois anos para incorporar caminhões, vans e motos para atender os mercados de São Paulo e Rio de Janeiro”, conta ele.

Hoje a empresa atua apenas na região metropolitana de Belo Horizonte, mas deve inaugurar operações físicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia ainda este ano.“

Estamos otimistas porque nos últimos anos, mesmo com o País em recessão, conseguimos crescer na casa dos 35%. Isso nos deu força para desenhar a entrada em novos mercados com confiança de que a demanda nos acompanhará nessas novas praças”, disse o executivo ao DCI.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.