Trans Model completa 30 anos e fecha 2019 com 50% de crescimento
Compartilhe:

Ativa Logística promoveu a renovação de 60% da frota da Trans Model em 2018 e reavaliou as políticas comerciais para fomentar crescimento em 2019

Adquirida em 2016 pela Ativa Logística (www.ativalog.com.br), um dos maiores operadores logísticos de medicamentos e cosméticos no Brasil, a Trans Model Air Express completou 30 anos em dezembro. E comemora a data com bons resultados obtidos em 2019. A companhia, que fechou 2018 com um volume de 42% maior de carga transportada, totalizando 750 toneladas de produtos, e crescimento no faturamento da ordem de 58%, finalizou 2019 com crescimento de 50%.

O resultado, segundo Clóvis A.Gil, presidente da Ativa Logística, é consequência da  reestruturação das políticas comerciais da Trans Model em 2018, investimento em treinamentos de toda a estrutura de vendas para a capacitação na identificação e negociação de oportunidades de transporte aéreo. Tudo isso colocou a companhia em local de destaque no mercado, abrindo portas para participação de processos de tomada de preço.

De acordo com Gil, assim como no transporte rodoviário e os serviços logísticos, cada vez mais o procedimento de compras de serviços de transporte aéreo vem sendo feito por processos formais de tomadas de preço (biddings, RFQ’s, etc) que geram contratos por períodos de tempo determinados. “O transporte aéreo é um modal que tem por característica a agilidade, segurança e praticidade. É a melhor opção para produtos que exijam um transporte rápido e muitas vezes em regiões fora dos grandes centros, como os medicamentos”, explica o executivo. Hoje, cerca de 70% dos produtos transportados pela Trans Model é de perecíveis. Desse total, praticamente 90% são medicamentos.

A Trans Model coleta o medicamento na indústria, embarca na companhia aérea e acompanha a entrega até o destino final, dando maior agilidade e segurança na hora da entrega da mercadoria. Além do setor farmacêutico, ela atende demanda de produtos perecíveis, carga seca, correlatos, vacinas, diagnóstico clínico, hospitalar, produtos veterinários, produtos de beleza, higiene pessoal, confecções, livros, revistas, brindes e materiais promocionais.

Crescimento sustentável desde 2016 – Ao longo dos últimos três anos, a Trans Model vem se preparando em um plano de crescimento sustentável que prevê chegar à maturidade em 2020. “Em um primeiro momento (2016), houve a transferência e adequação da estrutura da Trans Model para a Ativa, com forte investimento em integração de sistemas para garantir a continuidade do negócio, ao mesmo tempo em que buscamos identificar as oportunidades imediatas dentro da carteira de clientes. Em 2017, o foco foi alavancar a receita convertendo as oportunidades identificadas em 2016”, lembra Ricardo Henrique, gerente Comercial da Trans Model.

Por fim, segundo Henrique, desde 2018 os processos estão sendo reestruturados para consolidar a integração das áreas de apoio (RH, Financeiro, Compras, etc) da Trans Model à Ativa Logística, aproveitando as sinergias e oportunidades de otimização de custos. “Renovamos 60% da frota da Trans Model, reformulamos e efetivamos as políticas comerciais. Agora é fomentar o crescimento de forma estruturada, com efetiva qualidade nos negócios em 2020”, completa o gerente.


voltar