Compartilhe
02 de Fevereiro de 2017 – 04h17 horas / Valor Econômico

O transporte aéreo de cargas fechou dezembro com crescimento de 9,8% em termos de demanda comparada ao mesmo mês de 2015, informou nesta quarta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), entidade que representa as 260 maiores companhias de aviação do mundo. Com esse resultado, o setor acumulou em 2016 uma expansão de 3,1% na carga transportada ao longo do ano em relação a 2015.

 

O desempenho da aviação comercial no transporte de cargas em dezembro foi mais forte na Europa, onde houve crescimento de 16,4%. No acumulado do ano, o destaque positivo também foi a região europeia com 7,6% de expansão. A América Latina continuou em dezembro sendo o ponto negativo do transporte aéreo internacional de cargas, com retração de 1%, fechando 2016 com queda de 4,2% — único mercado com variação negativa para a demanda.

 

Segundo a Iata, 2016 foi o segundo ano consecutivo em que a demanda caiu na América Latina. “A região continua sendo afetada pelas condições econômicas e políticas fracas, particularmente na maior economia, o Brasil”, disse a Iata em relatório.

 

Com a menor demanda, a capacidade ofertada pelas companhias aéreas da região diminuiu 2% em 2016 em relação a 2015.

 

No mundo, a oferta do setor cresceu 5,3%, em tendência liderada pela África, que aumentou a capacidade em 25,5%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.