PAMCARY: Tradição e credibilidade na regulação de sinistros
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A GPS Pamcary acredita que o trabalho de atendimento ao sinistro precisa ser feito por profissionais qualificados e experientes, pois tratam com mercadorias de terceiros, algumas vezes de alto valor, por isso a empresa conta com um braço operacional denominado Pamserv, uma estrutura completa, com presença nacional, contando com comissários de avarias altamente qualificados e credenciados para prestar o melhor atendimento, minimizar prejuízos, atenuar impactos ambientais, proteger a imagem do cliente, e apurar a natureza e extensão dos danos, otimizando os processos relativos aos sinistros ocorridos.

Segundo o diretor de Operações da empresa, Cleri Mozzer, após ser comunicada da ocorrência de um sinistro, imediatamente um dos comissários, o que estiver mais perto do local do evento, é designado e segue para o local, com um veículo de sua frota, equipado com sistema de comunicação, via satélite.  Cleri,  com a experiência acumulada durante os seus 40 anos de trabalho nesta atividade, ensina que “Quanto mais rápida é a chegada do nosso profissional ao local do sinistro, menores serão os prejuízos, evitamos, assim, os denominados eventos subsequentes, ou seja,  os saques na rodovia, a deterioração da mercadoria por falta de temperatura adequada, além da exposição às intempéries, que podem aumentar o dano já sofrido.  

Algumas operações são bastante complexas e não há espaço para improvisações. Por esta razão a GPS Pamcary conta com um vasto banco de dados com informações sobre cada cliente, suas cargas e operações, permitindo que todas as providências sejam tomadas de acordo com as regras pré-estabelecidas.

São atendidos mensalmente, em média, 450 sinistros de acidentes e regulados cerca de 900 processos.

Tecnologia de Ponta

A cada dia que passa as empresas investem cada vez mais em tecnologia e na gestão de riscos como forma de minimizar custos, agregar valor e garantir a eficácia no processo logístico. Em sua trajetória, a GPS Pamcary incorporou um parque tecnológico para facilitar a vida do cliente. Toda a ação para salvaguardar a carga é registrada pelo Sistema de Gestão de Sinistros On-line (SGS) por meio do qual a seguradora, o corretor e o segurado podem acompanhar em tempo real, o status das providências tomadas pelo comissário de avarias e o estado da mercadoria. Assim, as partes interessadas participam das decisões, interagindo, podendo receber e transmitir orientações à Central de Operações, que replica a informação para o profissional no local, dando mais transparência ao processo.

“Após a chegada ao local do evento, o comissário produz as primeiras fotos e relatos do sinistro que são disponibilizadas pelo celular, através do aplicativo Pamserv. A partir daí, a cada documento obtido, recurso contratado e decisão tomada, o Sistema de Gestão de Sinistros (SGS) é atualizado”, explica o diretor de Operações, Cleri Mozzer. O SGS da empresa foi desenvolvido em 2006, contou com investimentos de mais de R$ 1 milhão e está disponível a todos os clientes e parceiros em âmbito nacional.

Integração e agilidade nas tratativas de um sinistro

Outro aspecto importante é a integração das áreas operacionais da empresa, quando ocorre um sinistro.

O cliente detecta perda de sinal do caminhão e imediatamente aciona a Torre de Controle de Riscos Logísticos, um serviço inovador da GPS Pamcary para tratar o risco de forma proativa, antecipando as diversas ameaças de uma viagem.

A partir desse momento, a Torre de Controle e a Célula de Operações iniciam as tratativas e comunicações com as autoridades.

Por intermédio das autoridades, a Torre é informada sobre a natureza do sinistro ocorrido e de imediato aciona a Central de Operações para abertura de processo e designação de inspetor.

A Central de Operações assume as tratativas operacionais até a chegada do inspetor e solicita apoio da Célula de Operações para a contratação, quando necessário, de escolta para preservação do local.

A escolta, por sua vez, chega rapidamente no local e faz registro fotográfico do conjunto sinistrado, e inicia-se a preservação do local, quando existe aglomeração de populares para possível saque da mercadoria.

Os comissários de avaria da GPS Pamcary em conjunto com a concessionária da rodovia tomam as providências em relação ao caminhão e carga, para liberação da pista de rolamento.

Com a coordenação da equipe da GPS Pamcary, com ações rápidas e integradas com as concessionárias e Policias Rodoviárias, a carga é carregada no veículo de transbordo, evitando saque e maiores danos à mercadoria.

Atender os sinistros de forma profissional é fundamental para resolver a ocorrência rapidamente, diminuir o desgaste entre as partes envolvidas, além de possibilitar que acompanhem e interajam na mensuração do dano, evitando que ele ocorra novamente. 

A total integração e agilidade das áreas, o que não se observam em outras empresas, porque são meras empresas de atendimento, demonstram porque a GPS Pamcary tem um diferencial competitivo, o que é percebido e reconhecido por seus clientes.


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