Compartilhe
09 de Março de 2018 – 15h32 horas / Scania

Com foco na evolução contínua de seus produtos e comprometida em oferecer soluções para atender todas as necessidades dos clientes, a Scania, líder na transição para um transporte sustentável, insere no mercado brasileiro novas motorizações com os sistemas mais avançados de assistência ao motorista e segurança, como o Scania Actcruise e o ADAS. O Driver Support, que já estava disponível nas versões anteriores, continua habilitado para os novos propulsores.

 

“Os novos motores são um conjunto de benefícios ao cliente Scania. Além da redução de 5% no consumo e menos emissão de poluentes e ruídos, as novas potências oferecem tecnologia que facilitam a operação do motorista e trazem retorno diretamente no bolso do frotista. Essa evolução é a prova da preocupação da Scania com a rentabilidade de nossos parceiros”, afirma Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania Brasil.

 

Scania Actcruise

É a mais nova tecnologia de controle de cruzeiro Scania, uma evolução do já reconhecido Ecocruise. O sistema atua por meio de GPS e com um mapa topográfico integrado ao módulo do Scania Communicator. É capaz de controlar a velocidade ideal e as trocas de marcha em busca de um melhor consumo de combustível, aproveitando os aclives e declives da pista de forma eficaz. Essa otimização consegue oferecer até 3% de economia de combustível.

 

O controle do Scania Actcruise é simples e intuitivo. Ao selecionar a velocidade de cruzeiro e a aceleração de descida do Retarder, a janela de operação do Actcruise aparece no visor central, indicado por uma letra “E” na cor verde. O sistema opera em velocidades acima de 60 km/h com Opticruise, em modo Econômico ou Standard.

 

Utilizando conceitos básicos do Ecocruise e as técnicas do treinamento Scania Master Driver, o Scania Actcruise eleva o nível do controle de cruzeiro de forma inteligente, ensinando aos motoristas com menos experiência novas técnicas para redução no consumo de combustível. Para os motoristas mais expe¬rientes, o sistema consegue auxiliar principalmente na operação em novas localizações ou em situações adversas, como noite ou chuva, com a previsão topográfica da rota adiante. O sistema monitora o trajeto constantemente e memoriza percursos. Isso o permite operar mesmo em regiões onde o sinal de GPS é fraco, devido aos dados coletados em viagens anteriores.

 

Otimização da operação em subidas e descidas

O Scania Actcruise opera em duas situações básicas ao se aproximar de um aclive ou de um declive em sua rota. Em situação de aclive, quando o sistema detecta a proximidade de uma su-bida em que haverá a diminuição de velo¬cidade, ele determina qual a melhor aceleração de
operação, visando o consumo de combustível. Para subir de forma suave e com menos trocas de mar¬chas, o sistema pode aumentar em até 4% a velocidade selecionada no controle.

 

No caso de declive, quando é detectada a aproximação de uma descida, o sistema irá calcular qual a melhor velocidade para efetuá-la, utilizando do próprio peso do veículo, diminuindo a aceleração e aproveitando a inércia gerada. O sistema permite uma redução na velocidade selecionada anteriormente de até 8%, no modo Standard, ou 12%, no modo Econômico. A situação de descida consegue atingir o melhor índice de econo¬mia pois o sistema se utiliza da inércia e do peso do veículo. Outras ferramentas que auxiliam são as marchas mais longas durante a redução de velocidade, que minimizam desgastes por atrito nos componentes do trem de força.

 

Sistema ADAS

O Sistema Avançado de Auxílio ao Motorista ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), é um conjunto de dispositivos integrado nos veículos para auxiliar e melhorar a condução do motorista. Um dos principais objetivos é a prevenção de acidentes.
O ADAS permite uma frenagem inteligente, avisando o condutor quando o caminhão chega a uma distância limite pré-programada de um veículo à frente. O alerta também pode acontecer em casos de avanços dos limites das faixas laterais da rodovia.
A Scania possui tecnologias desenvolvidas para compor o pacote de segurança, que vão desde auxiliadores de frenagem, até o monitoramento de saída de pista. São elas:

 

• ACC (Adaptive Cruise Control) ou Controle de Cruzeiro Adaptável

Desenvolvido para garantir uma distância segura em relação ao veículo da frente, o ACC monitora constantemente a movimentação do tráfego por meio de um radar instalado no para-choque. A partir da ativação, o motorista pode ajustar a distância limite por meio de um botão no volante. Esse espaçamento é medido com um horizonte de tempo entre os dois veículos. São cinco fases diferentes (4; 3; 2,5; 2 e 1,5 segundos).

 

O ACC tem capacidade para efetuar até 100 vezes por segundo a medição do veículo à frente e, se necessário, alterar a rotação do motor ou aplicar força de frenagem. Caso o veículo à frente freie bruscamente e a capacidade limitada não seja suficiente, o aviso de colisão soa um alarme e o motorista deve passa a assumir a parada do veículo.

 

Para o sistema funcionar corretamente, é necessário que o caminhão esteja equipado com freios eletrônico (EBS), freio a disco e retarder.

 

• AEB (Advanced Emergency Braking) ou Frenagem de Emergência Avançada

Esse é um sistema de frenagem de emergência que atua por meio da câmera em conjunto com o radar. O principal objetivo é evitar colisões em casos de freadas bruscas ou aproximação perigosa. O sistema permanece sempre ativado, porém, pode ser desativado a qualquer momento no painel.

 

Esse sistema de frenagem de emergência começa a operar a partir de 15 km/h e tem alcance de cerca de 150 metros pelo radar e 100 metros pela câmera. Os dois componentes monitoram ativamente a frente do veículo e, para um controle ainda mais efetivo da condução, podem funcionar em conjunto com o sistema ACC.

 

O AEB funciona em três estágios quando detectado o perigo de colisão. No primeiro, um aviso é mostrado no painel de instrumentos, acompanhado de um sinal sonoro. No segundo, se o motorista não reagir e o risco permanecer, o sistema inicia frenagens levemente. Em seguida, no terceiro, caso não exista reação do motorista, o sistema freará o veículo com força total até a paralisação.

 

Essa tecnologia atua em momentos que o motorista não demonstra atividade, portanto, o sistema pode ser interrompido de quatro formas diferentes: pelo o interruptor no painel de instrumentos; pelo pedal de freio ou o acelerador; pelo pedal do acelerador para o modo de kickdown; ou ativando os indicadores de direção.

 

Para a tecnologia funcionar, o caminhão necessita de sistema de freios eletrônico (EBS) e sistema eletrônico de estabilidade (ESP).

 

• LDW (Lane Departure Warning) ou Advertência de Saída de Pista

Esse sistema foi concebido para auxiliar e advertir o motorista quando o veículo avança sobre a pista ou acostamento sem que exista sinalização do condutor de que a ação será realizada. Assim como o sistema de Frenagem de Emergência, essa tecnologia também fica permanentemente ligada, mas pode ser desativada a qualquer momento.

 

O LDW opera em velocidades a partir de 60 km/h, fazendo a leitura automática das faixas de marcação da estrada e informando o moto¬rista do caminhão por meio de sons quando o veículo se aproxima da via oposta ou do acostamento da estrada. O sistema está ligado a um sensor que mede os movimentos do volante, portanto, no caso de conduções com muitos movimentos, o sistema não alertará o motorista, evitando avisos desnecessários.

 

É necessário o sistema de freios eletrônico (EBS) para a funcionalidade correta da tecnologia.

 

Scania EBS: Sistema de Freios Eletrônico

O EBS (Sistema de Freios Eletrônico) é a evolução do ABS, com frenagens por meio de sinais eletrônicos. Dessa forma, a resposta é ainda mais rápida e o sistema pneumático é acionado nas rodas apenas quando o sinal eletrônico é liberado.

 

O Scania EBS oferece o melhor controle do mercado. A resposta do freio é instantânea, com aplicação e liberação imediatas em proporção direta à pressão no pedal. Esse sistema melhora significativamente a estabilidade em todas as condições e elimina grande parte do estresse associado às paradas de emergência.

 

Na impossibilidade do EBS ser acionado, em caso de curto circuito ou pane elétrica, o motorista pode contar com o sistema ABS tradicional, que pode ser acionado somente no pedal.

 

Scania Driver Support

Ferramenta exclusiva da Scania, o Driver Support é um item de série dos veículos da marca. O sistema atua como um tutor eletrônico, um verdadeiro "professor" instalado no painel, para o auxílio a quem dirige com dicas de melhorias na condução em tempo real. Por meio dos dados do veículo, que vão sendo coletados no trajeto, o equipamento faz uma análise contínua e estimula a atenção para maneiras que não estão sendo exploradas ao volante.  A avaliação do Driver Support é composta por quatro elementos: condução em aclives, uso dos freios, antecipação de frenagem e escolha de marchas. Todos colaboram na redução de consumo e permitem que os resultados do treinamento durem mais tempo. O motorista é avaliado por meio de estrelas, de um total de cinco possíveis e, ao final da viagem, pode ter acesso ao relatório completo de sua performance para saber exatamente onde melhorar.


voltar