Tecnologia é chave para gestão de frota eficiente
Compartilhe

Veloe é opção para o mercado com solução focada em eficiência, agilidade e redução de custos

Com a pandemia, a forma de consumo e comportamento da sociedade mudou muito. Quando falamos de mobilidade, por exemplo, o que antes era apenas o deslocamento e o ‘ir e vir’, se tornou um debate que envolve outros pontos importantes como segurança, praticidade, qualidade e eficiência. Cada vez mais, a mobilidade se tornou um serviço e o ‘Mobility as a Service’, uma realidade. A ideia desse conceito é ser um facilitador e deixar a experiência da mobilidade mais simples, fluida e eficiente. Alguns estudos mostram que o prejuízo causado por problemas de mobilidade e engarrafamento chegam a até R$250 milhões por ano. E esses empecilhos impactam não só a vida dos brasileiros como indivíduos, como dos gestores de frotas, frotistas e todos os envolvidos nessa cadeia. Pensando nisso, a Veloe atua nas duas frentes e desenvolve soluções pensadas para a mobilidade e também para a gestão de frota, com a incorporação do Alelo Frota. “Nosso objetivo é ser um parceiro estratégico para o cliente realizar uma gestão de frotas eficiente”, afirma Mauro Telles, superintendente de produtos B2B da Veloe.

Pesquisas de mercado mostram que as deficiências nas redes de transporte encarecem os custos logísticos. Segundo Mauro, “um dos pontos que dificulta muito a vida de quem trabalha com transporte de carga são esses gargalos de infraestrutura. Alguns indicativos trazem que, aqui no Brasil, esse custo chega a 12% do PIB brasileiro. Então, para conseguir fechar a conta é preciso investir numa boa gestão e em tecnologia. Essa é a saída mais prudente”.

O mercado nacional de frota e frete movimenta em torno de R$365 bilhões por ano, segundo projeções feitas pela Veloe. E tem um custo total de 300 bilhões com combustível. Soma-se a isso o balanço do IBGE, que mostra que o etanol encareceu 32,6%, o combustível vegetal, 785%, a gasolina, 19,5% e o diesel, 18%. Mas apesar dos números altos, apenas 15% das empresas utilizam soluções de gestão. “Nosso produto Alelo Frota foi criado para ajudar com os desafios do mercado. Funciona como uma plataforma inteligente para gestão, focada em gerenciar todas as despesas automotivas, de combustível e muito mais. Temos casos de clientes que chegam a economizar até 25% nos gastos com combustíveis”, explica Mauro.

A solução ofertada pela Veloe é personalizada e modular, contendo ainda vários serviços adicionais que podem ser contratados de acordo com a necessidade, tipo de frota, carga e demanda de cada cliente. “Outro ponto bastante importante é que os parâmetros de utilização, controle, estabelecimentos em que os cartões podem ser utilizados ficam a cargo do gestor. Dessa forma, ele consegue ter uma visão mais completa para reduzir os custos na operação e melhorar a performance da frota”, complementa.

Falando sobre abastecimento, um dos serviços da Veloe é a gestão e negociação dos preços, que possibilita um desconto no custo de combustível por meio da negociação direta entre o cliente e o posto e com esse valor negociado já entrando automaticamente no momento do checkout. Além disso, para empresas que contam com bomba interna, o aplicativo Meu Abastecimento permite o controle de modo automatizado do abastecimento interno da frota, ajudando a otimizar o consumo. “Hoje, além de conseguirmos efetuar a captura da transação da bomba interna, também fazemos o controle de estoque desse cliente”, conta Telles.

Outro ponto que é bastante importante para o gestor de frota é a manutenção dos veículos. “Nosso serviço de Gestão de Manutenção tem como objetivo promover os cuidados preventivos dos veículos e ajudar a reduzir custos. É muito mais eficiente e econômico prevenir do que corrigir”, ressalta o executivo. Um levantamento feito internamente pela Veloe indica que as empresas que contratam soluções de gestão de manutenção de frota conseguem alcançar índices de até 31% de economia. E essa solução oferece diversas vantagens aos clientes, como gerenciamento das ordens de serviços, dashboards com visibilidade e previsibilidade de gastos, apontamento de motivos e o tempo de manutenção da frota, agendamento de manutenção preventiva, além do controle de garantias de serviços e peças. 

Por fim, a tag Veloe, que também pode ser usada para facilitar a passagem de caminhões e frotas durante o caminho, é aceita em todas as rodovias pedagiadas do país e em mais de 600 estacionamentos. Além disso, a rede credenciada que aceita Alelo Frota como pagamento já conta com mais de 29 mil estabelecimentos, o que traz ainda mais facilidade e agilidade para as atividades do cotidiano dos gestores e motoristas.


voltar