Tayguara Helou representa o SETCESP na Arena ANTP
Compartilhe

Evento busca discutir propostas de mobilidade e sustentabilidade nas grandes metrópoles

A arena ANTP (Agência Nacional de Transportes Públicos) é voltada principalmente, para a exposição de ideias que melhorem o transporte público, como o próprio nome já sugere. No entanto, o SETCESP foi convidado a marcar presença no evento e deixar seu posicionamento sobre mobilidade e também compartilhar sua concepção para um melhor transito nas cidades.

Representando a entidade, Tayguara Helou, presidente do SETCESP exibiu 12 propostas em sua apresentação para uma logística de cargas aliada a mobilidade urbana. Entre elas a adequação e mais vagas para carga e descarga, ampliação e modernização de entregas noturnas e a padronização e incentivo ao VUC – Veículo Urbano de Carga.

“A intenção inicial do VUC foi a criação de veículo com especificações únicas que atendesse as demandas de abastecimento nos centros urbanos, mas o que houve foi que cada montadora estabeleceu suas próprias medidas para o veículo, e o que temos hoje é uma despadronização, que não atende mais a cidade”, apontou Tayguara.

Tayguara Helou, presidente do SETCESP, palestrando na Arena ANTP, evento sobre mobilidade urbana

Em sua a apresentação, Tayguara destacou também ações já desenvolvidas pelo SETCESP como o combate a ineficiência no recebimento de mercadorias e os programas de educação e conscientização de boas práticas na indústria do transporte.

“A proposta desse congresso é interessante, porque obviamente, debate a mobilidade de pessoas no transporte coletivo. Mas vale destacar que para pensar no coletivo é preciso lembrar que o abastecimento urbano da região metropolitana depende do transporte de cargas, que por sua vez, pode interferir no transito da cidade. Por isso, viemos aqui trazer nossas propostas para contribuir em conjunto na construção de uma São Paulo com mais mobilidade”, declarou Tayguara.

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, e realiza a cada dois anos um espaço para debates, isso desde de 1978.

Este ano, o evento que é o maior de mobilidade urbana do país, ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro no Transamérica Expo Center e reuniu autoridades, empresários, expositores, estudantes e interessados em geral nos temas ligados a políticas públicas, em defesa de um transporte de qualidade e mais sustentável.

A arena ANTP contou com 7 módulos, dezenas de palestrantes convidados que buscaram abranger todas as formas de mobilidade nas cidades brasileiras, incluindo, logística e suas transformações significativas. Tayguara, discursou no auditório 9, às 15h da tarde do dia 26(quinta-feira), compondo o painel de Logística e Abastecimento Urbano.

“O que viemos falar aqui é de novo conceito de transporte de cargas que corrobora para um pensamento coletivo. Essa foi uma grande oportunidade compartilhar com todos as nossas concepções”, analisou Tayguara sobre toda a abordagem do evento.


voltar