Socorro! Vivo cansado!
Compartilhe

Muitas pessoas têm me dito sentirem-se cansadas e desanimadas. Muitas delas adotam um discurso constante de exaustão, atribuindo sua falta de ação e produtividade à eterna sensação de cansaço.

É claro que em muitos casos pode haver algum problema de saúde física ou mental que precisa de ajuda profissional. O que quero comentar aqui é relativo a pessoas saudáveis, normais e no gozo de plena saúde e que se dizem cansadas o tempo todo.

Embora a fadiga seja uma realidade comum na vida moderna, há casos em que a repetição do mantra “estou cansada(o)” serve como uma cortina de fumaça para encobrir a verdadeira causa: a falta de vontade e disciplina de enfrentar desafios e superar a preguiça.

Essas pessoas, ao resistirem a vencer a inércia e a procrastinação, encontram refúgio na desculpa de um eterno cansaço.

É preciso tomar cuidado, no entanto, porque a preguiça pode se disfarçar de cansaço, impedindo oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Ao alimentar esse ciclo de baixa atividade e justificativas, essas pessoas se privam da satisfação de conquistar metas e de realizar seus sonhos.

Vencer a inércia requer autoconhecimento, força de vontade, determinação, disciplina e ação. É fundamental desafiar as próprias desculpas, identificar os padrões de comportamento que levam à procrastinação e buscar estratégias para romper com a inércia.

Ao confrontar a preguiça e assumir a responsabilidade por suas escolhas, essas pessoas que se dizem eternamente cansadas podem abrir as portas para uma vida mais significativa, repleta de realizações e satisfação pessoal.

É necessário lembrar que a mudança começa de dentro para fora e que vencer a preguiça é o primeiro passo em direção a uma vida mais plena e realizada e sem desculpas de tanto cansaço.

Pense nisso. Sucesso!


voltar