Sistema transporte participa de cerimônia de lançamento do Maio Amarelo 2023
Compartilhe

Na manhã desta terça-feira (2/5), foi realizada a cerimônia de lançamento da campanha Maio Amarelo 2023, no auditório do Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. O objetivo é realizar ações durante todo o mês, de modo a difundir conhecimento a respeito de um trânsito mais seguro. Essa é a décima edição da iniciativa.

Em 2023, a CNT e o SEST SENAT são apoiadores centrais da campanha, que conta com esforços do Observatório Nacional da segurança Viária, do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades. O movimento objetiva realizar uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema “segurança viária” e mobilizar toda a sociedade.

Na ocasião, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que a segurança no trânsito sempre ocupou lugar de destaque nas ações das instituições que integram o Sistema – CNT, SEST SENAT e ITL. “Com muita satisfação, somos, pelo terceiro ano consecutivo, os apoiadores centrais dessa importante causa. Espero que consigamos ampliar a reflexão crítica sobre a relevância da segurança viária. É importante termos em mente que essa batalha não começa nem se encerra em maio. O mês é apenas uma referência para a revitalização do discurso e das práticas em favor de uma cultura de respeito à vida”, explicou Costa.

O principal propósito das leis de trânsito é proteger a vida de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Assim, quando alguém respeita essas regras, escolhe a vida. Por isso, neste ano, o conceito da campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida!”. Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), destacou a importância da iniciativa. “Nós somos o terceiro país com mais mortes no trânsito, no mundo. Essa é uma marca que nos envergonha. São mortes evitáveis; e elas não têm preço. Essa campanha serve para intensificar as ações que já praticamos durante todo o ano. Não podemos admitir mais essas estatísticas. Vamos trabalhar juntos para mudarmos essa realidade”, encorajou.

Paulo Guimarães, presidente do Observatório Nacional da Segurança Viária, enfatizou que 2023 é um ano importante e significativo para o movimento, que completa dez anos. “O Maio Amarelo é um assunto que vem crescendo ano após ano. A campanha tem o objetivo de chamar a sociedade para fazer boas escolhas. Nos últimos dez anos, falamos muito de autocuidado. Neste ano, a gente faz uma provocação diferenciada, estimulando as pessoas a cobrarem comportamentos adequados dos que estão ao redor.”

Durante a cerimônia, foi realizado o lançamento de um selo personalizado com a logomarca da campanha e um carimbo comemorativo em homenagem aos dez anos do Maio Amarelo.

Temístocles Rodrigues, diretor de Operações dos Correios, afirmou que o lançamento do selo reafirma o compromisso da empresa com a segurança do trânsito no país. “Como a única instituição presente em todos os municípios brasileiros, a nossa empresa possui a maior frota logística do Brasil. São mais de 23 mil veículos próprios circulando todos os dias, pelas nossas ruas, avenidas e estradas. Sabemos, portanto, da importância de se desenvolverem ações para prevenir acidentes e promover a educação viária. Construir uma mobilidade mais pacífica é escolher um futuro com mais segurança”, finalizou.

SEST SENAT engajado com o Maio Amarelo

Mais uma vez, para reforçarem os objetivos da campanha, todas as 162 unidades do SEST SENAT estão realizando uma grande mobilização nacional. Estamos oferecendo, ao longo deste mês, ações de promoção de saúde de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de atividades de educação de trânsito.


voltar