Seu caminho na palma da mão
Compartilhe

Os aplicativos de trânsito têm se tornado ótimas ferramentas, para verificar a situação do tráfego nas rodovias e outras informações, que podem deixar a viagem mais tranquila e sem obstáculos

Embora os mais conhecidos e usados no trânsito sejam os “apps”aplicativos de forma abreviada do tipo GPS (em inglês sigla para global positioning system), há outras opções que informam em tempo real como está a situação da via, calculam a distância, estimam o tempo do trajeto, apontam ocorrências a frente e mostram os lugares interessantes para se fazer uma parada ou um lanche.

Nestas horas, a tecnologia aparece como grande parceira dos transportadores e condutores dos veículos, por proporcionar maior praticidade na otimização de rotas, informando sugestões de caminhos alternativos aos congestionamentos. Inclusive, resultando na diminuição do tempo de deslocamento e do custo da operação.

E também na busca por pontos seguros para uma refeição e pausa, levando em conta a jornada de trabalho e descanso do motorista profissional estabelecida em lei.

Por isso, listamos aqui os melhores aplicativos que são uma “mão na roda” para quem está com o “pé na estrada”. Veja abaixo:

Waze – Esse, sem dúvida é um dos mais conhecidos. O aplicativo que está no Brasil desde 2013, não é apenas um bom GPS, mas também se caracteriza como uma espécie de rede social, na qual os usuários compartilham informações sobre o trânsito em tempo real de forma colaborativa, e assim, ajudam outros motoristas a encontrar o melhor caminho.

Google Maps – O mapa online do Google permite traçar rotas e obter informações do trajeto detalhadamente. Além dos mapas disponíveis, a ferramenta oferece serviços muito úteis, como calcular a distância entre dois pontos e disponibilizar fotos dos lugares. Ao integrar o Google Maps com o Street View, basta arrastar o mapa e aumentar o zoom para que se tenha a real impressão de que está caminhando pelas ruas.

Maps.me – O Maps.me se destaca entre os outros aplicativos de mapas, porque além de conectado à internet, ele funciona também no modo offline. Assim, fica sendo uma opção interessante para quem vai percorrer grandes regiões sem cobertura de internet.

Mas para isso, é preciso que o usuário, quando estiver conectado, baixe antes os mapas dos locais por onde pretende passar. Não precisa se preocupar em comprometer a capacidade de armazenagem do aparelho, já que os arquivos são bastante compactados para economizar espaço na memória do celular.

AccuWeather – É sempre bom saber como estará o tempo nos locais para onde se planeja ir.  No AccuWeather é possível ver a temperatura estimada, umidade do ar e a possibilidade de chuva. E, assim, optar por rotas mais seguras. Ele apresenta informações sobre a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.

Web Rota – Criado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ele permite traçar uma determinada rota entre cidades a serem percorridas, ver a quilometragem correspondente e ainda saber o tempo estimado da viagem. O motorista também pode obter informações como a situação da pista (simples ou duplicada) ou as cidades que ela corta.

Paradas na estrada – Como o próprio nome sugere, esse app ajuda a encontrar o melhor lugar para se fazer uma pausa para o lanche. Além de mostrar as paradas mais próximas, o aplicativo permite inserir o valor que se deseja gastar e o tipo de alimentação, depois mostra a localização exata dos estabelecimentos que oferecem o serviço procurado. É possível também observar as avaliações feitas do local, podendo até criar uma lista de favoritos.

WikiRota – Possibilita ao motorista que realize o cálculo do combustível de uma localização para outra, considerando os pontos de parada. Além disso, você pode utilizá-lo para encontrar postos de combustível nos arredores de sua localização em tempo real.

Drive Awake – Ideal para quem conduz o veículo durante a noite, a principal função deste aplicativo é ajudar o motorista a se manter acordado ao longo do percurso. Para usá-lo, deve-se posicionar o smartphone de forma que o rosto possa ser visto pela câmera frontal.

Com o celular bem posicionado, o aplicativo faz um rastreamento facial e, ao detectar qualquer sinal de sonolência, soa um alarme para despertar o condutor, evitando a ocorrência de acidentes.

EspiaAquiSP – No estado com a maior malha viária do país, é possível ter uma visão de dezenas de câmeras que captam as imagens das estradas espalhadas pelo solo paulista. O app EspiaAquiSP, criado pela SP Serviços do Governo do Estado, permite que seus usuários vejam imagens atualizadas a cada minuto. Mais do que checar se há trânsito, o aplicativo também é útil na hora de avaliar condições climáticas, por exemplo.

Todos os aplicativos acima estão liberados para as plataformas de aparelho no formato Android e IOS e são disponibilizados gratuitamente.

Mas lembre-se que celular e direção não combinam. Então, na hora de manusear o aparelho é melhor parar o veículo ou pedir uma ajudinha do carona. Tirando isso, pode ir tranquilo e aproveitar todos os recursos que a tecnologia oferece.


voltar