SETCESP vai profissionalizar sua gestão
Compartilhe:

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última terça-feira (13/08), com presença de toda a Diretoria Plena e associados, foi aprovada a mudança do Estatuto do SETCESP.

“A base estrutural do Estatuto do SETCESP era de 40 anos atrás, quando o mercado, as empresas e os critérios de gestão eram completamente diferentes”, disse o presidente Tayguara Helou, ao abrir a Assembleia.

As alterações fazem parte de um modelo de governança corporativa que modernizará a gestão da entidade para garantir sua perenidade na luta por melhorias para o setor de transporte rodoviário de cargas.

Governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, tudo isso, baseado nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

O processo está sendo orientado e acompanhado pela ProxyCon Assessoria Empresarial, empresa especializada no assunto, e as novidades foram apresentadas aos associados pelo consultor Paulo Conte Vasconcellos, presidente da ProxyCon e conselheiro formado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e por Tayguara Helou. Entre elas, estão:

  • Presidente executivo – Contratação de um presidente executivo com grande conhecimento e experiência em gestão que dará expediente em tempo integral na entidade e será responsável por colocar em prática as ações para atingimento do objetivo estratégico.
  • Conselho Superior – Criação de um Conselho Superior que definirá os objetivos estratégicos e diretrizes a serem seguidas pelo presidente executivo e será composto por todos os ex-presidentes da entidade, de forma vitalícia, e todos os membros da chapa eleita para o mandato. Os critérios para formação da chapa eleitoral permanecem os mesmos com a inclusão das holdings.
  • Holdings – possibilidade de participação de sócios de holdings que sejam controladoras de empresas de transporte na formação das chapas candidatas nas eleições e, também, em cargos de direção no SETCESP. No Estatuto anterior não havia esta possibilidade e permitia que somente sócios de transportadoras ocupassem tais posições.
  • Conselho Administrativo – Criação de um Conselho Administrativo responsável pelo acompanhamento dos resultados da entidade composto pelo presidente executivo e pelos seguintes cargos eleitos: presidente, vice-presidente, secretário geral e diretor financeiro.
  • Planejamento Estratégico – Definição do planejamento estratégico da entidade que contemple programa anual de despesas e investimentos; políticas de gestão de risco eletrônico; códigos de conduta de seus colaboradores, gestores, diretores, fornecedores e parceiros; regras de compliance entre outros.
  • Comitê de Auditoria – criação de um grupo técnico de auditores, internos ou externos, que auxiliará o Conselho Administrativo a fiscalizar se as normas e procedimentos definidos estão sendo cumpridos.
  • Conselho Fiscal – criação de um grupo de empresários que fiscalizarão os atos administrativos e financeiros e acompanhará o trabalho dos auditores internos e externos.
  • Auditoria Independente – contratação de um órgão independente especializado para auditar tecnicamente os controles e demonstrações financeiras da entidade. Estes auditores não poderão, em nenhuma hipótese, terem ligação com prestadores de serviços fiscais e de contabilidade do SETCESP para garantir a imparcialidade e independência das verificações.
  • Associados Honorários – criação de uma nova categoria de associados para as empresas que completarem ou tiverem mais de 35 anos de filiação ao SETCESP.
  • Prazo para as assembleias – ampliação de 3 para 7 dias do prazo entre a divulgação e a realização das assembleias.

Todas as alterações foram discutidas pela Diretoria Plena do SETCESP e aprovadas, integralmente, na Assembleia Geral Extraordinária.

Tayguara agradeceu à diretoria e aos associados presentes e finalizou dizendo que “com esta transição vamos trazer as mais modernas práticas de gestão para o SETCESP mantendo a transparência e seriedade na luta pelas bandeiras do TRC”.

Agora, o texto do novo Estatuto segue para homologação do 6º Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da capital paulista para que as ações comecem a ser implementadas.


voltar