SETCESP realiza live sobre plano de cargos e salários
Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (18), o SETCESP realizou uma transmissão ao vivo pelo seu canal oficial do YouTube, para falar sobre o mercado de trabalho no setor de transporte.

O bate-papo contou com a participação de Raquel Serini, economista do Instituto Paulista do Transporte de Cargas – IPTC, Bruno Carvalho, analista de dados do instituto e Sérgio Lopes, consultor de gestão, RH e qualidade e instrutor de diversos cursos no SETCESP.

“O mercado de trabalho no transporte rodoviário de cargas tem especificidades e sazonalidades que aumentam ainda mais os requisitos de quem trabalha na área, por isso, escolhemos apresentar um tema que possa auxiliar as empresas no processo de recrutamento e retenção desses colaboradores”, disse Serini.

Ela apresentou o panorama de empregabilidade no setor, que foi responsável por abrir 22.855 novos postos de trabalho, um crescimento de 35,22% em relação ao ano anterior, sendo a maior parte deles para a posição de motorista, representando 22% do total de contratações.

Para este ano, a expectativa é que o cenário seja ainda melhor. Dados preliminares mostram um avanço até o mês de junho, com crescimento maior do que o mesmo período do ano anterior.

Painel de Cargos e Salários

Em sequência, Bruno Carvalho apresentou em detalhes o novo painel do IPTC voltado para cargos e salários do setor de transporte rodoviário de cargas, no estado de São Paulo. Os dados foram obtidos junto ao CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e consideram a indicação da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), referente ao ano de 2021.

A ferramenta, que é disponibilizada para os associados ao SETCESP e que será atualizada anualmente, contém informações sobre: tipos de contrato (CLT, Intermitente e Temporário), áreas de atuação (administrativo, comercial, manutenção, operacional, segurança, serviços gerais e tecnologia) com mais de 200 cargos, filtro para consultar municípios específicos, média salarial geral e entre homem e mulher e/ou faixa etária, e quantidade de admissões, demissões e saldo, para saber se o setor contratou mais do que demitiu ou visse e versa.

“O objetivo do painel é que as empresas consultem sobre cargos específicos, e sua média salarial e rotatividade, a fim de melhorar suas políticas de contratação e retenção de talentos”, comenta Bruno.

O Painel de Cargos e Salários está disponível na área do associado e já pode ser consultado.

Plano de Cargos e Salários como estratégia corporativa

O consultor de gestão, RH e qualidade, e também instrutor de treinamentos do SETCESP, Sérgio Lopes, discorreu sobre a importância do Plano de Cargos e Salários – PCS como um efetivo instrumento de gestão de pessoas nas empresas.

“O plano de cargos e salários oferece uma série de benefícios e vantagens para a empresa, através dele é possível trabalhar com avaliação de desempenho, plano de carreira, programas de capacitação e demais estratégias de gestão. Com isso, a empresa se mantém no topo do mercado e com grandes possibilidades de atrair e reter talentos”, disse Sérgio.

Ele apresentou conceitos básicos e os principais objetivos de criar um plano de cargos e salários, dentre eles é fazer com que a empresa mantenha salários competitivos, resultando na atração de empregados qualificados e competentes, além de evitar problemas de disfunções salariais.

Por fim, reforçou que é necessário realizar a manutenção do PCS sempre que houver alterações no modelo organizacional e na forma de atuação da empresa.

Você pode acessar os slides apresentados durante a live aqui.

Se você deseja aprender a como elaborar um plano de cargos e salários, nos dias 27 e 28 de setembro, o Sergio Lopes estará no SETCESP ministrando um treinamento sobre o assunto. Garanta a sua participação!


voltar