SETCESP participa de reunião da Caez para pleitear flexibilizações nas restrições em SP
Compartilhe
23 de Outubro de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
As restrições à circulação de veículos de cargas na cidade de São Paulo criaram diversos entraves para as operações das empresas de transporte, principalmente aquelas que fazem o transporte de mudanças e a distribuição de produtos para o abastecimento da cidade. A prefeitura criou, em 2008, por meio do Decreto 49.637, a Caez, Comissão para Análise das Excepcionalidades na Zona de Máxima Restrição à Circulação, para estudar os casos em que as medidas restritivas devem ser flexibilizadas, em nome do bom senso, do abastecimento da metrópole e do bom atendimento à população e aos consumidores.
Esta semana, a Caez realizou uma reunião com a participação de dois representantes do SETCESP, o coordenador da Comissão de Abastecimento e Distribuição (CAD) Thiago Menegon e o coordenador da Comissão de Mudanças (COMUDA) Ciro César da Costa Lopes. O diretor do SETCESP Altamir Filadelfi Cabral também participou do encontro representando a Aslog.
De acordo com Thiago Menegon, diversas entidades e representantes de segmentos da sociedade participaram da reunião, presidida pelo secretário-adjunto de Transportes de São Paulo, Magino Alves Barbosa Filho. “Todos os setores da economia de São Paulo solicitaram a liberação do VUC das restrições. Nosso argumento foi que o VUC é um veículo criado pela própria CET e é ideal para a distribuição de cargas na cidade. Os empresários investiram no VUC e, agora, ele está restrito para rodar. Isso é um absurdo. Com a restrição ao VUC, estão entrando nas ruas da cidade milhares de utilitários e isso é contra a fluidez do trânsito. Além disso, nossos VUC atendem à legislação de motorização e poluem muito menos que os utilitários”, disse Menegon.
Transporte de Mudanças
Um dos pedidos do SETCESP na reunião da Caez foi a ampliação do horário permitido para a realização de mudanças dentro da ZMRC. O coordenador da COMUDA, Ciro César da Costa Lopes, que participou do encontro, frisou a necessidade do segmento. “Hoje, nosso veículos podem entrar e circular na ZMRC das 5 da manhã às 4 da tarde. Todos sabem que nenhum condomínio permite a realização de mudanças antes das 9 horas. Uma operação de mudança pode levar horas e é aí que estamos tendo problemas. Não temos tempo hábil para carregar os veículos dentro deste horário e, se sairmos com o caminhão levamos multa. Se ficamos com o caminhão estacionado na rua do cliente, também levamos multa. O que queremos é que o horário seja estendido para as 18 horas, para que possamos trabalhar sem tantos entraves”, relatou Ciro.
O secretário-adjunto Magino Alves Barbosa Filho disse que estudará os pleitos do setor de transportes e dará uma resposta na próxima reunião da Comissão, que ainda não foi marcada. Segundo Magino, a prefeitura vê com bons olhos a ampliação do prazo do VUC, que termina em novembro. Mas, de acordo com ele, a liberação do VUC nos próximos meses seria complicada, devido às obras da Marginal Tietê, com um período crítico entre 15 de novembro e 15 de dezembro.
O SETCESP aguarda o parecer da prefeitura para seus pleitos, tanto na liberação completa do VUC para as operações urbanas quanto na extensão do horário permitido para as mudanças e espera bom senso da administração pública nessas questões.

voltar