SETCESP entrega proposta sobre restrições à Alesp
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22 de Junho de 2012 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
O SETCESP foi convidado pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do deputado Edmir Chedid, presidente da Comissão, para uma reunião sobre as restrições aos caminhões na cidade de São Paulo e em toda a Região Metropolitana. O encontro aconteceu na quarta-feira (20).
O presidente do Sindicato, Francisco Pelucio, entregou à Assembleia um documento da entidade contendo sugestões dos transportadores para melhorar as condições de operações na metrópole. O texto tem sido utilizado também nos debates com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, do Governo do Estado, dos quais participam o vice-presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr. e o diretor da entidade, Altamir Filadelfi Cabral, autor das argumentações técnicas das sugestões.
Em essência, as sugestões do SETCESP contemplam a padronização das restrições nas cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, além de defender a racionalização dos horários para evitar desperdícios operacionais e custos para a sociedade.
Confira abaixo os tópicos das sugestões do SETCESP:
Propostas do SETCESP para a Logística de Bens na Região Metropolitana de São Paulo
1) INCLUSÃO DA CARGA NOS PLANEJAMENTOS de TRANSPORTES URBANOS e METROPOLITANOS
O SETCESP sempre defendeu a criação de diretorias e secretarias de logística nas Prefeituras das cidades da Região Metropolitana, geridas por profissionais técnicos, para balizar os estudos e as decisões sobre logística, transporte de cargas, circulação viária e transporte público, lembrando que o não é viável continuar pensando apenas no transporte coletivo dentro das administrações públicas e relegar os assuntos da carga ao segundo plano.
2) ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE USO DO SOLO NO ENTORNO DO RODOANEL, FERROANEL e CONTORNOS RODOVIÁRIOS PARA FINS LOGÍSTICOS
O SETCESP participou do nascimento do projeto do Rodoanel Mário Covas, um empreendimento de importância vital para São Paulo, mas o projeto tem causado grande especulação imobiliária nos terrenos do entorno da via. A entidade defende que o governo pratique políticas de uso racional das áreas do Rodoanel, para a construção de terminais logísticos e Centros de Distribuição, a fim de otimizar a logística na metrópole.
3) PADRONIZAÇÃO DOS CONCEITOS E ELEMENTOS DE RESTRIÇÕES A CAMINHÕES PARA A RMSP
O SETCESP defende:
I- A padronização dos horários de restrição, a, no máximo, 3 horas por turno, das 6 h às 9 h e das 17 h às 20 h, de segunda a sexta feira, somente.
II- A padronização de um VUC metropolitano, com largura de 2,30 m e comprimento de 7,20 m, com capacidade 30% maior do que o VUC paulistano atual, capaz de substituir 2 utilitários, para circular livremente pela RMSP, 24 h por dia, sem nenhum tipo de restrição.
III- A padronização de um veículo médio, do tipo “TOCO”, com 2 eixos, com até 10 m de comprimento e 2,60 m de largura, capaz de substituir 2 VUCs, para circular livre de restrições, 24 h por dia, pelos corredores de ligação entre as cidades da RMSP. A criação, no território do município ou consórcio de municípios que restringir o tráfego de passagem, de rotas alternativas viáveis para a passagem dos caminhões maiores, sempre que não houver contorno viário ou Rodoanel. Entendemos por rotas viáveis aquelas que asseguram a preservação da integridade do veículo, sua tripulação e carga, bem como que não acrescentam quilometragem e tempo de deslocamento que as tornem desinteressantes econômica e operacionalmente.
IV- A criação, no território do município ou consórcio de municípios que restringir o tráfego de passagem, sempre que não houver contorno viário ou Rodoanel, de áreas de estacionamento de caminhões, a custo zero, para abrigar os caminhões que, por qualquer razão, optarem por não se utilizarem da rota alternativa adotada pelo município ou consórcio.
V- A uniformização dos tipos de veículos autorizados a circular nos horários restritos (ambulâncias, jornalismo, etc), ficando a sugestão de que sejam adotadas as excepcionalidades da legislação paulistana em toda a RMSP.
VI- Que alguns segmentos específicos de transportes devem ser alvo de estudos específicos com cada setor para diferenciação ou mesmo exceção a restrições, como o transporte de produtos perecíveis, o alfandegário, os guindastes, mudanças e outros.
VII- Que cada município, ou consórcio de municípios, implante uma comissão para analisar excepcionalidades pontuais às restrições, a exemplo da CAEZ, de São Paulo.
4) ALTERNATIVAS À RESTRIÇÃO NAS MARGINAIS DO TIETÊ e PINHEIROS
O SETCESP defende:
I- A redução dos períodos de restrição nas Marginais do Tietê e Pinheiros, para o horário das 6 h às 9 h e das 17 h às 20 h, de segunda a sexta, somente.
II- A livre circulação do VUC (7,20m x 2,30m) e do caminhão TOCO (10m x 2,60m) nesses corredores;
III- A criação de um corredor para caminhões, pela pista expressa da Marginal do Tietê, entre as pontes das Rodovias Anhangüera e Dutra, como alternativa ao Rodoanel Norte, para caminhões previamente cadastrados na CET/SMT.
5) ENTREGA NOTURNA NOS GRANDES PÓLOS GERADORES DE ABASTECIMENTO
O SETCESP defende operações de carga e descarga exclusivamente noturnas para estabelecimentos de grande porte, como Hiper Mercados, Atacadistas, Home Centers, Shopping Centers, Centros de Distribuição, Revendedoras de Veículos e quaisquer outros, com área superior a 5.000 m2 nas áreas urbanas centrais e 10.000 m2 no restante da cidade, com base no Dec. 45.821/05, revogado, equivocadamente a nosso ver, pelo Decreto 48.338/05.

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