SETCESP entrega o Prêmio IER 2021 a rede com maior índice e a de maior evolução
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Os grandes vencedores do Prêmio IER 2021 foram conhecidos na manhã desta terça-feira (15), na live transmitida pelo canal do YouTube do SETCESP. Segundo a pesquisa realizada pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), encomendada pela entidade, a rede com maior “IER” – que é o Índice de Eficiência no Recebimento, foi a Conibase Home Center, que teve um tempo médio para a descarga (TMD) de 1h32. Já a que mais evoluiu no ranking IER foi a Americanas S. A., que saiu da 23ª posição em 2020, para o 3º e com um TMD de 2h29.

“O IER é excelente ferramenta de apuração e controle, há mais de 10 anos o SETCESP promove essa pesquisa para melhorar a operação do embarcador, do transportador e do recebedor”, disse o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor.

O levantamento também apurou que em 2021, houve um aumento no TMD de 52 minutos. Em 2020, a demora para a descarga nos locais pesquisados era em média de 2h20, já ano passado a demora média verificada foi de 3h12.

De acordo com a economista do IPTC, Raquel Serini, esses 52 minutos oneram em 42% a operação do veículo parado e “interfere diretamente nos resultados das empresas de transportes”. Ela aproveitou para explicar a metodologia aplicada na pesquisa, que é feita nos pontos de descargas e também com os entregadores, considerando os procedimentos, a infraestrutura e o tempo para o descarregamento da carga, e a partir desta análise é que se atribui o índice “IER” às redes de recebimento.

“No mundo dos negócios tempo não só significa dinheiro, como também sobrevivência. A otimização do tempo está ligada aos custos das empresas”, comentou a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge.

Enquanto isso, o diretor de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo Barbosa dos Reis, lembrou que discutir esses índices com os recebedores é uma forma de melhorar toda a cadeia logística e aproveitou para anunciar e parabenizar as redes vencedoras.

Representando a Conibase, Danielle Nishida, gerente de logística agradeceu o prêmio e destacou que em parte, ele é fruto da mudança da empresa para um novo galpão com mais estrutura.  Receberam a premiação pela Americanas S.A., Edison Shimada, diretor de operações e Sindival Coimbra, diretor executivo de operações da plataforma de logística, que também agradeceram o reconhecimento e compartilharam que a nova meta para este ano é diminuir de 2h29 para 2h, o descarregamento no CD da Americanas.

Relançamento do Apoio Operacional

Durante a live também foi lançado o Serviço de Apoio Operacional da entidade, “totalmente remodelado e mais abrangente”, explicou Fernando Zingler, diretor do IPTC. “O serviço do Apoio Operacional é a transposição da pesquisa para ajudar o transportador a agilizar o descarregamento” informou Zingler.

Ele apresentou que o novo Apoio Operacional deverá intervir, facilitar e realizar uma série de atendimentos que vão desde orientações gerais sobre a descarga, até a entrega assistida, passando também pelo acompanhamento da logística reversa de pallets e dos agendamentos No Show. “Reformulamos o serviço para que seja mais acessível ao transportador e possamos atendê-los da melhor forma”, afirmou Zingler.

Clique aqui e saiba mais sobre o Apoio Operacional no SETCESP.


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