SETCESP e FETCESP trabalha para unificar data de licenciamento de veículos de carga
Compartilhe
16 de Junho de 2011 – 10h00 horas / SETCESP
O SETCESP e FETCESP representativas do transporte de cargas brasileiro estão atentos a um problema recorrente proveniente de um equívoco na portaria do Detran que estabelece as datas para o licenciamento dos veículos de carga.
Para o órgão, os caminhões do tipo cavalo mecânico, ou unidades tratoras, devem ser licenciados nas mesmas datas dos veículos de passeio, no mês de abril. Os veículos classificados como caminhões devem fazer o licenciamento em setembro, pois entram na categoria de cargas.
O SETCESP e a FETCESP realizam ontem uma reunião com delegados representantes do Detran de São Paulo para solicitar que seja publicada uma instrução que permita que os cavalos mecânicos possam ser licenciados em setembro, junto com os demais caminhões. Participaram o assessor da Presidência do Sindicato, Adauto Bentivegna Filho, e o assessor de Segurança das entidades, representando a FETCESP, o Cel. Paulo Roberto de Souza.
Segundo os representantes do setor, houve resposta positiva do Detran, que irá publicar um comunicado autorizando os proprietários de cavalos mecânicos a fazer o licenciamento em setembro. O SETCESP e a FETCESP ficarão atentos ao Diário Oficial, por meio do departamento Jurídico, para que, assim que a instrução for publicada, comuniquem seus associados.
“Esta é uma questão grave. Não podemos ficar todos os anos atrás dos órgãos para solicitar a autorização para o licenciamento dos caminhões serem feitos todos em setembro. É necessário modificar a lei para que este problema não se repita mais, pois a classificação de um cavalo mecânico, ou veículo trator, como eles chamam, não pode ficar fora da categoria de caminhões”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.

voltar