A reunião ocorreu nesta segunda-feira (30), na secretaria de segurança pública, em São Paulo. Estiveram presentes lideranças do setor e autoridades públicas como o deputado Federal Vanderlei Macris, o presidente da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística) e da FETCESP, Flávio Benatti, presidente do SETCESP, Francisco Pelucio, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), vice-presidente do SETCESP, Roberto Mira, assessor de segurança do SETCESP, Paulo Roberto de Souza e representantes do centro de inteligência da secretaria, Cel PM Euridice Orfeu Alves de Souza e o delegado civil Roberto Avino.
“SETCESP
Representantes do setor falam com o secretário sobre ações de melhorias ao combate ao roubo de cargas
Francisco Pelucio informou que o setor apresentou mais duas reivindicações para o secretário. “Priorizar o combate à recepção de cargas e principalmente a repressão ao roubo de cargas nas áreas urbanas na zona máxima de restrição a circulação (ZMRC) de 100km² no centro expandido de São Paulo. “Preocupados com o aumento de roubo de cargas nas áreas urbanas, ficamos de apresentar um cenário sobre as áreas de maior risco de roubo de cargas durante a entrega noturna, para um planejamento específico e eficaz de melhoria ao combate”, informou Pelucio.
Protocolo
O protocolo de intenções, assinado em 2005, tem como objetivo promover o intercâmbio entre a Secretaria de Segurança Pública, o SETCESP e a Fetcesp, por meio da formação de um grupo de trabalho para a geração de tabelas com dados provenientes do levantamento das estatísticas do roubo de cargas. O presidente da NTC&Logística e a FETCESP, Flávio Benatti, ressaltou a importância da continuidade da parceria em virtude dos resultados já obtidos. “No protocolo de intenções foi criado um banco de dados uniforme e abrangente que enriquece as análises das operações criminosas para tomadas de ações de repressão cada vez mais pontuais e eficientes”, avaliou. Um dos trabalhos desenvolvidos, graças à parceria, é a uniformização dos dados, para que seja possível levantar registros que auxiliem na redução desse tipo de ação criminosa. “O secretário já se comprometeu sobre a manutenção deste protocolo”, informou Benatti.
Procarga
O Procarga, criado em 1997, foi coordenado pela secretaria de Segurança Pública e integrado por representantes dos órgãos policiais do Estado (Polícias Civil e Militar), da secretaria da Fazenda, do Ministério Público, da polícia Rodoviária Federal e dos segmentos de transportador e segurador. Era um grupo de trabalho (GT) que se reunia periodicamente para analisar os delitos de carga e viabilizar soluções ao problema. O GT/Procarga funcionou até 2001 e apresentou resultados positivos, pois se constituiu num foro adequado para congregar os segmentos vítimas dos delitos de cargas e órgãos responsáveis pelo seu enfrentamento para analisar o que fazer, integrando ações dos órgãos públicos e privados. “Devido aos excelentes resultados, pedimos a reativação deste tão importante programa”, disse Pelucio.
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