SETCESP celebra Semana Nacional de Trânsito 2020
Compartilhe

Entidade mostra que pequenas atitudes podem fazer a diferença para tornar o trânsito mais seguro para todos

Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante esses dias, o país inteiro se mobiliza para realizar ações com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Levando o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a ideia é alertar sobre os perigos existentes no trânsito, bem como outros tipos de riscos à saúde do cidadão.

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as celebrações aconteceram virtualmente e a semana foi denominada “O DENATRAN na sua vida”.

O SETCESP abraça a realização da SNT 2020. “É uma semana muito importante, pois retrata o panorama do trânsito no Brasil, trazendo ações que são pertinentes a nós, que somos transportadores rodoviários de cargas e vivenciamos o trânsito o tempo todo, e também para toda a população”, comenta Ana Jarrouge, presidente executiva da entidade.

Para tornar o trânsito mais seguro para você e para todos, o SETCESP separou cinco atitudes simples que mudam o dia a dia de quem está trafegando nas estradas, nas ruas, nas ciclovias ou nas calçadas. Veja só:

  1. Cuide do seu veículo: manutenções regulares são importantes para evitar problemas mecânicos e, assim, prevenir contra acidentes de trânsito.
  2. Respeite a sinalização de trânsito: se a placa anunciar que o limite de velocidade é de 60km/h, respeite, pois essa atitude evita graves acidentes.
  3. Use cinto de segurança: o cinto de segurança é obrigatório, então, abuse do seu uso para se proteger.
  4. Não dirija cansado: a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) revelou que 42% dos acidentes de trânsito estão relacionado ao sono. Por isso, descanse antes de pegar no volante.
  5. Não utilize celular enquanto dirige: de acordo com a ABRAMET, a utilização de telefones celulares ao volante é a terceira maior causa de acidente fatal de trânsito no Brasil. Sendo assim, evite esse e outros tipos de distrações.

“Tornar essas atitudes um hábito no trânsito é essencial, pois só assim conseguiremos perceber o risco e proteger a vida de todos”, ressalta o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou. 


voltar