SETCESP celebra hoje 88 anos de uma história dedicada ao transporte
Compartilhe

Se ontem foi o dia de comemorar os 470 anos da mais populosa metrópole da América Latina, hoje (26), quem celebra seu aniversário é o maior Sindicato empresarial do País. O SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) está completando 88 anos.

Fundado em 1936 por Manoel Diegues, a entidade surgiu da união de transportadores que atuavam na rota de São Paulo a Santos e, desde seus primeiros anos, teve como principal foco a busca por melhorias no setor e maior representatividade.

Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, acredita que a longevidade da instituição se deve ao fato de manter-se, continuamente, se atualizando e prestando serviços e informações de alta confiabilidade e qualidade ao transportador.

Com atuação em 50 municípios, incluindo a Grande São Paulo, a entidade passou por grandes momentos históricos, e reúne uma lista de conquistas em prol do transporte rodoviário de cargas como, por exemplo, a exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30m para 7,20m e a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, e mais recentemente, a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico.

Adriano considera ainda que a continuidade das bandeiras é justamente o maior legado do SETCESP. “As nossas propostas são tratadas com muita solidez, como se fossem fruto do projeto de um único presidente, devido ao alinhamento de ideias que há entre os empresários. Até atingirmos a nossa conquista, nosso posicionamento é mantido. Nossa marca é a persistência até a solução do problema”, confirma.

Atualmente, a entidade conta com mais de 1.500 transportadoras associadas, retendo a representação de mais de 27 mil empresas. Além disso, possui iniciativas diversificadas no segmento, como o Prêmio de Sustentabilidade e o Movimento Vez & Voz, que busca aumentar a participação de mulheres no setor.

O SETCESP também foi pioneiro no processo de governança, iniciado na entidade em 2019 e que resultou na profissionalização da gestão executiva da entidade. Agora, chega aos seus 88 anos reafirmando seu nome de peso no setor, atuando junto ao poder legislativo, no esforço para criar leis e normas que possam regulamentar a atividade do transporte rodoviário, trazendo melhorias para toda a cadeia de abastecimento.


voltar