SETCESP apresenta em webinar o panorama de contratações no TRC
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Relatório “Cargos e Salários do TRC” foi lançado hoje (26) durante evento online e apresenta o cenário das empresas de transporte

“Não adianta ter a melhor frota e a melhor infraestrutura se não tivermos pessoas motivadas para trabalhar em nossas empresas”, alertou de antemão o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, indicando que o assunto central em discussão seria, justamente, Gestão de Pessoas.

Além de Helou, participaram do webinar que foi ao ar na manhã de hoje (26), pela plataforma EaD da entidade, a presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, o diretor do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Fernando Zingler, a vice-diretora da especialidade de RH no SETCESP, Ellen Santiago, a gerente de RH da Transpanorama, Roseli Baroni e Wagner Brunini, Conselheiro da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e docente da FIA (Fundação Instituto de Administração). 

Jarrouge destacou os novos desafios que a área de contratação de pessoas vem enfrentando, mencionando os resultados da pesquisa da Talent Trends Report de 2021, que apontou 65% dos líderes de 17 mercados, em entrevista, afirmam que o papel do RH mudou drasticamente com a crise de Covid-19.

Também apresentando dados, desta vez mais específicos do TRC, Zingler mostrou o levantamento feito pelo instituto sobre o perfil das contratações e da retenção de talentos no transporte rodoviário de cargas. “Essa análise é uma espécie de termômetro para medir o desempenho do setor de forma geral, e para subsidiar com informações o RH das empresas na hora de elaborarem suas políticas de contratações”, esclareceu.

Segundo a amostra, realizada a partir de dados do Ministério do Trabalho e do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no ano de 2020, considerando os 50 municípios da base territorial do SETCESP, cerca de 54 mil postos de serviços foram fechados, enquanto que aproximadamente 63 mil foram abertos, acumulando um saldo positivo de mais de 8 mil contratações no ano.

O estudo vem acompanhado de um relatório chamado Cargos e Salários do TRC, que traz informações a respeito de 200 cargos detalhando os valores médios de remuneração, em seis principais áreas de ocupações dentro das empresas de transporte: operacional, administrativa, comercial, de tecnologia, manutenção, segurança e de serviços gerais.

“Às vezes a gente não consegue conversar sobre esse assunto com outra empresa, por isso, ter a disposição um material consolidado nesse assunto é excelente”, afirmou Santiago.

“Enquanto gestores de RH, a gente sempre se pergunta se o salário está de acordo como a vaga oferecida. Essa pesquisa é um suporte extraordinário para nós”, disse Baroni concordando com Santiago, ressaltando a importância do levantamento.

Por sua vez, Brunini, especialista em RH, lembrou que para uma gestão de pessoas eficiente é necessário estratégias que precisam ser planejadas; e planejar significa ter ferramentas e estudos para análise. “O relatório de cargos e salários apresenta indicadores para que os gestores em contratação possam implementar ações. Hoje os bons profissionais escolhem as empresas em que querem trabalhar. Por isso, os gestores devem valorizar seus colaboradores, investir no desenvolvimento deles e recompensá-los pelos seus esforços”, reforçou Brunini.

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