Compartilhe
21 de Setembro de 2016 – 05h27 horas / SEST SENAT

No primeiro dia do 3º Workshop SEST SENAT – Compartilhando Experiências, os Gestores participaram do treinamento de Compliance, ministrado pelo Coordenador responsável pela área, João Varga. Na ocasião, foi apresentado, ainda, o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT e todos os Gestores tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas sobre aplicação do código e funcionamento da nova coordenação.

 

Na Abertura do evento, o Diretor-adjunto Nacional do SEST SENAT, Aloísio Carvalho, leu uma mensagem do Presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade, sobre a importância do programa de Compliance da instituição. “O que estamos construindo é a base de uma cultura de confiança e respeito, com relações dignas e honrosas dentro do SEST SENAT e junto à sociedade. Estamos fazendo história!!”, concluiu na carta. Em breve, todas as Unidades vão receber exemplares do Código de Ética e Conduta para distribuir para os colaboradores, que realizarão o treinamento de forma on-line.

 

Ainda na manhã desta terça-feira, foi realizada a palestra “Ética: A empresa viva”, do professor e consultor organizacional Eugênio Mussak. Os gestores puderam refletir sobre a importância da ética para as empresas.

 

Ainda desconhecido para boa parte dos brasileiros, o conceito de compliance já é bastante utilizado e explorado no meio corporativo, especialmente no exterior, que, cada vez mais, preocupa-se com a gestão de riscos. Proveniente do verbo “to comply”, ele significa adequar-se, obedecer, estar em conformidade com as regras. Na realidade organizacional, denota, portanto, a obrigação de agir de acordo com as normas e regras.

 

Constituem objetivos da Área de Governança Corporativa e Compliance:

 

a) estabelecer e observar o cumprimento do Código de Ética do SEST SENAT, a fim de assegurar a conformidade dos procedimentos internos com os padrões e as boas práticas;

 

b) monitorar a idoneidade e conformidade de fornecedores e prestadores de serviço com o Código de Ética do SEST SENAT;

 

c) coordenar e controlar a utilização da sala de monitoramento 24 horas, que estará sob sua gestão;

 

d) propor campanhas de conscientização e treinamentos para os colaboradores do SEST SENAT que incentivem boas práticas corporativas, conforme o Código de Ética, incluindo ações que revelem a importância da publicidade e salvaguarda de informações;

 

e) estabelecer e operar ouvidoria, para que sejam registrados eventuais relatos de má conduta e corrupção em ações das instituições, provenientes de colaboradores e fornecedores do SEST SENAT, garantindo a confidencialidade da denúncia;

 

f) criar ações que estimulem os colaboradores a utilizar o canal de ouvidoria do SEST SENAT;

 

g) apurar a veracidade das denúncias, garantindo ao denunciado ampla defesa, podendo solicitar ao denunciado e à Diretoria Executiva do SEST SENAT a apresentação de documentos;

 

h) acompanhar a conduta dos funcionários, em especial quanto ao comportamento e enriquecimento ilícito.

 

i) Recomendar à Direção do SEST e do SENAT, em casos comprovados de descumprimento do Código de Ética ou de práticas ilegais, a aplicação de punições conforme o referido Código ou o encaminhamento do caso às autoridades competentes.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.