Serviços de Portos e cargas pressionam transportes para baixo com menor dinâmica agrícola, diz IBGE.
Compartilhe

A menor dinâmica da produção agrícola no segundo semestre do ano afetou o volume de serviços prestados em gestão de portos e transporte rodoviário de cargas, parte do setor de transportes. A análise é do analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Luiz Almeida, que ficou responsável pela divulgação do resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a agosto.

“Gestão de portos e transporte rodoviário de cargas são duas atividades muito ligadas à dinâmica da produção agrícola, que costuma ter concentração maior no primeiro semestre. Tem transporte de insumos, como adubo, além do escoamento da produção de soja, milho e outros, e a exportação pelos portos. Então esse recuo de agosto pode ser impacto da redução da atividade agrícola observada no segundo semestre”, afirmou Almeida.

Ele explicou que a alta dos serviços nos últimos três meses foi muito puxada pela produção agrícola e é preciso aguardar para avaliar o comportamento do segundo semestre. “Vamos observar como o transporte de cargas se comportará no segundo semestre com uma produção agrícola menos pujante”, disse.

O setor de transportes, armazenagem e correio caiu 2,1% em agosto, ante julho, e foi a principal influência para a retração de 0,9% do setor de serviços como um todo no mês, segundo o IBGE.

O transporte de cargas caiu 1,2% em agosto, após três altas seguidas, com ganho acumulado de 5,7% entre maio e julho. Já o ramo de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio – onde está a gestão de portos e terminais – teve queda de 5,5% em agosto.

“O transporte de cargas atingiu o máximo o pico da série histórica em julho, após essas três altas. Depois de uma alta acelerada, é natural ter uma queda”, afirmou.


voltar