Ser associado do SETCESP é garantia de benefícios para a empresa
Compartilhe
13 de Outubro de 2010 – 10h00 horas / Imprensa – SETCESP
O transporte rodoviário de cargas em São Paulo conta há quase 75 anos com a forte e marcante atuação do SETCESP, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região. Representando mais de 7 mil empresas em 51 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, o SETCESP está presente nas decisões mais importantes sobre a mobilidade urbana e a distribuição de mercadorias pela maior cidade do Brasil.
Entre as lutas que configuram as principais bandeiras estão o trabalho contra a alta carga tributária que se abate sobre as empresas brasileiras, em favor da renovação de frota, por políticas públicas de combate ao roubo de cargas, pela melhoria da mobilidade urbana, da infraestrutura viária, da carga e descarga de mercadorias em supermercados, pelas entregas noturnas e o fim das restrições aos caminhões na cidade de São Paulo.
O SETCESP conquistou diversas vitórias que podem ser usufruídas por seus associados. Um exemplo no campo tributário é a sentença que a entidade tem para a exclusão do ICMS e do ISS da BASE de CÁLCULO do RECOLHIMENTO do PIS e da COFINS.
Os valores a título de ISS e ICMS constantes do documento fiscal na cobrança de frete não entram na base de incidência do PIS e da COFINS. Imaginemos que uma empresa faça somente transporte interestadual dentro do Estado de São Paulo, e como tal sofre incidência de ICMS a 12% no valor do seu frete, e por mês tenha um faturamento de R$ 500 mil reais, ela poderá excluir 12% deste valor para efeito de cálculo do PIS e da COFINS. UMA VANTAGEM QUE só os ASSOCIADOS do SETCESP TÊM.
2) RECOLHIMENTO do PIS a 0,65% para as EMPRESAS OPTANTES do LUCRO REAL.
As empresas que apuram seu IR na forma de lucro real são obrigadas a recolher o PIS a 1,65%, as EMPRESAS ASSOCIADAS ao SETCESP PAGAM SOMENTE 0,65%!
3) DESOBRIGAÇÃO de ter um FARMACÊUTICO por ESTABELECIMENTO.
As empresas que transportam medicamentos e produtos farmacêuticos são obrigadas, conforme entendimento do Conselho Regional de Farmácia em ter FARMACÊUTICOS REGISTRADOS por estabelecimento. AS EMPRESAS ASSOCIADAS ao SETCESP NÃO PODEM SER MULTADAS PELO CRF, POIS HÁ DECISÃO JUDICIAL EM 2º GRAU que as PROTEGEM DESTE ENTENDIMENTO do CRF.
SERVIÇOS
REDUÇÃO DO TEMPO DE DESCARGA EM GRANDES RECEBEDORES DE CARGAS
Se sua empresa faz entregas em Centros de Distribuição de grandes redes varejistas, realize suas entregas com agilidade, pois caminhão parado custa dinheiro.
O SETCESP conta com um departamento especializado para ajudar as transportadoras a reduzir o tempo de espera para descarga nos principais Centros de Distribuição das redes varejistas:
Centro Brasileiro de Distribuição (CBD);
Carrefour (CDI e CDA);
Lojas Americanas (LASA);
B2W;
Makro;
Atacadão;
San’s Club;
Rede Max;
Wal-Mart;
O DAU (Departamento de Abastecimento Urbano) do SETCESP vem trabalhando firmemente na criação de um canal de comunicação entre a entidade e os CD’S (Centros de Distribuição), locais estes de grande concentração de mercadorias abastecidos pelas empresas de transporte. Para tanto, este departamento oferece um suporte logístico aos seus associados para que executem o processo de descarga com sucesso, rapidez, agilidade e informação a fim de otimizar cada vez mais sua frota e como conseqüência a diminuição do tempo médio de descarga (TMD) dentro das principais redes descritas abaixo, localizadas na região metropolitana de São Paulo.
SEREM – Setor de Elaboração de Recursos de Multa.
Departamento do SETCESP que tem como objetivo defender os direitos das empresas associadas no campo administrativo, contra as autuações de trânsito, disponibilizando uma assessoria técnica e personalizada. Nossa missão é garantir a credibilidade dos recursos administrativos, utilizando esse meio de defesa nos casos indicados; orientar o associado nas hipóteses em que o recurso não é aconselhável; identificar pontos de conflito que possam justificar uma demanda política ou judicial.
CONSULTAS SERASA
O SETCESP oferece às empresas associadas o convênio com o SERASA para consultar a Central de Restrições – com o objetivo de obter informações cadastrais de clientes, pessoas físicas e jurídicas em todo o território nacional. A parceria traz a seguinte vantagem:
Senha e forma de acesso individual; Não terá custos para adesão, apenas custo por consultas realizadas, conforme tabela em poder do SETCESP.
A SERASA, por meio de seus representantes, contatará a empresa associada para viabilizar sua integração ao sistema.
SEJA ASSOCIADO DO SETCESP. ENTRE EM CONTATO: 11 – 2632-1001 ou comercial@setcesp.org.br

voltar