“A tecnologia permite que diversos processos sejam feitos sem o uso do papel e a emissão dos documentos eletrônicos para o transporte de cargas, que já não é uma novidade para o nosso setor, faz com que nossa atividade precise se adaptar às novas regras e procedimentos. O SETCESP traz, com este evento, conteúdo de utilidade para as empresas, que ainda têm dúvidas sobre a emissão desses documentos e a adequação para os novos procedimentos”, disse o presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., na abertura do evento, que contou com mais de 120 participantes na sede da entidade.
Manoel lembrou que o Sindicato criou a Central de Serviços, iniciativa para ajudar as empresas e para proporcionar o acesso a diversos atendimentos empresariais em um só local, incluindo orientação e serviços para a emissão de documentos eletrônicos, como o manifesto e o conhecimento. “Mais de 70% de nossos associados são pequenas e médias empresas e estamos atendendo esta importantíssima faixa de transportadoras, que precisam de serviços especializados capazes de resolver suas questões do dia a dia. A parte tributária e de emissão de documentos fiscais é uma das prioridades”, complementa o presidente.
Após a abertura do presidente, o diretor-Adjunto das Micro e Pequenas Empresas do SETCESP, Nivaldo Oliveira, frisou a relevância do evento e dos serviços do SETCESP para as empresas menores, que lidam no seu dia a dia com as questões da atividade e precisam de orientação, ajuda vital que encontram na entidade. A primeira palestra foi proferida pela advogada tributarista Drª Requel de Jesus, que falou sobre o Conhecimento Eletrônico de Transporte, alguns detalhes técnicos e seus aspectos legais. Ela orientou os transportadores a utilizar com atenção o manual de integração do contribuinte, fornecido pelo Fisco, e explicou passo a passo a emissão do CT-e, desde a obtenção da Certificação Digital, passando pela instalação do programa emissor, até a solicitação do credenciamento da empresa junto à Secretaria de Fazenda.
“Embora a obrigatoriedade da emissão do CT-e aconteça a partir de 1º de dezembro de 2013, muitas empresas ainda não solicitaram o credenciamento e isso é preocupante, pois há sanções contra quem não aderir ao programa”, alertou A Drª Requel.
Segundo a especialista, estão dispensados de emitir o CT-e apenas os micro-empreendedores individuais e os transportadores autônomos.
A segunda palestra do evento foi proferida por Fernando Azevedo, da Autofax, sobre a Certificação Digital. O representante da empresa que oferece soluções em certificação digital explicou o conceito do serviço, que consiste na validação de dados para a identificação de uma pessoa física ou jurídica no ambiente digital para a realização de diversos procedimentos, como, por exemplo, a emissão de documentos eletrônicos como o CT-e e o Manifesto Eletrônico.
“A certificação digital é, hoje, a forma mais segura de envio de informações, pois é inviolável e traz como benefícios a integridade e a autenticidade dos dados, sem possibilidades para falsificações. Além disso, tem amparo legal”, disse o palestrante.
A terceira apresentação do seminário foi realizada por José Augusto Ferraz, diretor da Editora e do Grupo Frota, que publica a revista Frota&Cia. O empresário e jornalista veio trazer uma novidade para os associados do SETCESP: o NetFrete, serviço eletrônico para auxiliar as transportadoras com a emissão de Conhecimento Eletrônico e Manifesto Eletrônico de Transporte, além de outras funcionalidades para as empresas.
As soluções NetFrete consistem em um portal de serviços exclusivos para o mercado de transportes que oferece a emissão dos documentos fiscais eletrônicos, como o Danfe, Manifesto e CT-e. A NetFrete é a mais nova associada especial do SETCESP e integra o menu de atendimentos da Central de Serviços do Sindicato.
Ao final do Seminário, o presidente Manoel Sousa Lima Jr. reiterou o trabalho da entidade em busca das bandeiras do setor, como na área fiscal, por exemplo, e convidou a todos os participantes para uma visita à Central de Serviços do SETCESP.
voltar