Compartilhe
03 de Março de 2016 – 15h00 horas / Revista Mundo Logística

O Brasil gasta em torno de 30% a 40% a mais na distribuição de produtos, comparado a países que contam com infraestrutura logística adequada para escoar cargas, segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog). Para o especialista em logística e vice-presidente de educação da entidade, Edson Carillo, a falta de estrutura compromete a competitividade do País, que poderia oferecer condições melhores aos embarcadores, com investimentos em intermodalidade, para reduzir os custos das operações.

Uma dificuldade levantada pelo especialista é o atual momento de retração econômica experimentado pelo País. Com a arrecadação em queda, a administração federal dispõe de menos recursos para custear projetos de infraestrutura, necessitando do apoio da iniciativa privada. A situação agrava-se ainda mais quando considerado o excesso de intervenção do governo na definição de regras, o que cria entraves e gera insegurança para o investidor que planeja a longo prazo.

Quem compartilha a mesma opinião é o presidente da Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, que pontua que o declínio no ritmo de crescimento do Brasil implicou, consequentemente, em um Produto Interno Bruto (PIB) negativo, com previsão de queda em mais de 3%. Para Abate, investir em infraestrutura logística seria a solução para ajudar a melhorar o PIB, além de contribuir com a eficiência logística no País. Outro ponto destacado pelo presidente da Abifer é destravar a segunda parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL2).

Segundo dados do Ministério do Planejamento, a segunda etapa do PIL2 previa investimentos em torno de R$ 198,4 bilhões, para a concessão de, aproximadamente, 7.000 km de rodovias (R$ 66,1 bilhões); a construção, modernização e manutenção de 7,5 mil km de linhas férreas (R$ 86,4 bilhões); investimentos em arrendamentos no setor portuário (R$ 37,4 bilhões) e, por fim, a ampliação dos aeroportos (R$ 7,2 bilhões). Porém, dos 20 leilões planejados para este ano, apenas seis devem ser realizados, sendo cinco trechos rodoviários e uma ferrovia.

Em abril, os principais players do transporte de carga e logística estarão reunidos na Intermodal South America 2016, para apresentar ao mercado as soluções multimodais desenvolvidas para superar os entraves impostos pela infraestrutura e dar vasão à produção industrial e agrícola.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.